Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Alunos da Ufac avaliam intercâmbio em Portugal

Alunos da Ufac avaliam intercâmbio em Portugal

publicado: 02/08/2018 15h20, última modificação: 02/08/2018 15h20

Jênnyfer Cristina, 23, é estudante de Psicologia; Walter Luiz, 21, de Direito. No início do ano, os dois deixaram a Universidade Federal do Acre (Ufac) por cinco meses para a realização de um sonho: o intercâmbio.

Eles tiveram a oportunidade de estudar fora do país durante um semestre letivo, na Universidade do Porto, em Portugal, através do programa de bolsas de estudos ibero-americanas Santander Universidades, que credita a cada aluno o valor de 3 mil euros para auxílio com despesas durante a estadia.  Os estudantes retornaram a Rio Branco no último mês com a bagagem repleta de experiências e expectativas.

“Eu tive receio de ter muita dificuldade com o ensino, porque era uma universidade muito grande, na Europa; mas não foi difícil”, reflete Jênnyfer. “Ao fim, pude ver que o ensino que recebo no meu curso é muito bom; consegui acompanhar os colegas tranquilamente. O intercambio foi muito além do que eu estava esperando.”

Walter cursa, atualmente, o 9º período de Direito. “A experiência do intercâmbio foi muito boa”, pondera. “Foi excelente ver como o direito é estudado em outros lugares, e acredito que isso está me fazendo questionar melhor como as coisas são feitas por aqui.”

Para os jovens, além do ganho que o ensino em um outro país proporciona, a experiência gerou mais segurança, autonomia e responsabilidade. Além de Portugal, eles puderam conhecer outros países, como Irlanda, Espanha, França, Inglaterra, Bélgica, Itália, Alemanha, República Tcheca, Eslováquia e Hungria.

De volta ao Acre, os estudantes retomam a rotina da Ufac e aproveitam as possibilidades criadas a partir da experiência como intercambistas. Jênnyfer, que chegou a pensar em desistir do intercâmbio em virtude dos trâmites e gastos financeiros adicionais devido à distância do Estado do Acre, já planeja o futuro.

“Estou finalizando a graduação na Ufac; no intercâmbio, eu cursei disciplinas do mestrado integrado em Psicologia e percebi que posso até me candidatar futuramente”, cogita. “O intercâmbio me fortaleceu, mostrou disciplinas que eu não conhecia, mas que me interessaram e enriqueceram. Tenho certeza que sou uma aluna e futura profissional mais completa a partir de agora.”

Walter conta que foi mais fácil conseguir estágio em Rio Branco. “Um dos motivos é o fato de constar no meu currículo que participei do intercâmbio”, diz. “Além disso, a experiência me fez conhecer áreas de estudo interessantes do direito, como a justiça restaurativa, com as quais eu nunca tive contato em Rio Branco. Isso me fez ter vontade de buscar um mestrado no futuro, algo que eu nunca havia considerado.”

Intercâmbio

A Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, está com inscrições abertas para seleção de duas bolsas de estudo ibero-americanas Santander Universidades-2018, destinadas a alunos de graduação. Cada estudante selecionado receberá o valor de R$ 11.674,50 para auxílio com despesas da viagem. As vagas são para cursos na Universidade do Porto, em Portugal.

As inscrições para seleção devem ser feitas no site do Santander Universidades até o dia 12 de setembro. O objetivo do programa é possibilitar aos graduandos a chance de cursar um semestre acadêmico em uma universidade ibero-americana, além de promover o intercâmbio entre as universidades parceiras, contribuindo para incrementar a qualidade do ensino. Participam do programa Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Para se inscrever na seleção, o aluno da Ufac deve estar matriculado e frequentando curso de graduação, com aproveitamento em todas as disciplinas do 1º e 2º períodos, além de não possuir mais de uma reprovação por período letivo do curso e apresentar nota média semestral igual ou superior a 7.