Notícias
Alunos da Ufac devem responder pesquisa socioeconômica
Com o objetivo de estimular a participação de alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac) na 5ª Pesquisa do Perfil Socioeconômico e Cultural dos Estudantes de Graduação, a reitora em exercício Guida Aquino e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira, visitaram salas de aula no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.
O prazo para que os alunos matriculados em cursos da Ufac preencham o formulário da pesquisa, via internet, termina em 30 de junho. Pelos menos 15% dos estudantes precisam prestar informação à pesquisa para evitar cortes orçamentários no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes); apenas 6,5% dos discentes da Ufac já o fizeram.
Sérgio Siqueira ressalta que, com o dinheiro do Pnaes, a Ufac paga bolsas e auxílios estudantis, além de manter o funcionamento do Restaurante Universitário em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, já que o repasse para cada universidade é baseado no número de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
“Se não temos dados informando que o número de nossos alunos em situação de vulnerabilidade se manteve ou cresceu, o governo federal entende que não precisamos dessa verba”, alertou Siqueira.
Esta quinta edição da pesquisa é realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace).