Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Alunos da Ufac participam de intercâmbio linguístico-cultural

Alunos da Ufac participam de intercâmbio linguístico-cultural

publicado: 01/06/2018 15h46, última modificação: 03/07/2018 10h33

Estudantes do 6º e 8º períodos do curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram, entre 3 e 9 de junho, um intercâmbio linguístico-cultural na Universidade Nacional Amazônica de Madre de Dios (Unamad), em Puerto Maldonado, no Peru.

A atividade foi oficializada como projeto de extensão junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), intitulada “Projeto Intercâmbio Linguístico-Cultural: Prácticas Educativas Más Allá de las Fronteras”, e esteve sob a coordenação da professora do curso de Letras/Espanhol, Maristela Alves de Souza Diniz.

Alunos e professores realizaram na Unamad cursos de língua e cultura espanholas, noções básicas da língua quéchua, que é um idioma indígena falado por alguns povos da América Latina, incluindo o Peru, e realizaram atividades de campo com a finalidade de desenvolver habilidades linguístico-comunicativas.

Na mesma ação foi oferecido um curso de língua portuguesa para estrangeiros para professores e alunos peruanos, ministrado pelo professor Shelton Lima de Souza.

Durante a semana, os estudantes tiveram a oportunidade de praticar a língua com falantes nativos, contemplar manifestações culturais de danças típicas de diferentes regiões do Peru e degustar a tradicional gastronomia peruana.

Segundo Maristela, a semana de imersão foi extremamente relevante, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos na aquisição de conhecimentos, no desenvolvimento de habilidades e também de atitudes em relação às línguas, culturas e comunidades de fronteiras.