Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Alunos de Cruzeiro do Sul fazem amostra psiquiátrica
conteúdo

Notícias

Alunos de Cruzeiro do Sul fazem amostra psiquiátrica

publicado: 22/05/2018 16h15, última modificação: 22/05/2018 16h15

Estudantes do 5º período do curso de Enfermagem (bacharelado) do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram a Amostra de Enfermagem Psiquiátrica, nessa segunda-feira, 21. O evento fez alusão ao Dia de Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio. 

A exposição abordou temas em ascensão no âmbito da saúde mental: ansiedade, depressão, estresse, suicídio, incluindo uma contextualização da luta antimanicomial. 

Além disso, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nauas, que atua em Cruzeiro do Sul desde 2005, houve atividades voltadas para o acolhimento individual, com escuta e conversa terapêutica, além de atividades em grupo, ensinando técnicas de automassagem e relaxamento, orientadas pelo massoterapeuta Bento Marques. O público-alvo foi constituído por alunos e servidores da Ufac. 

Aluna do 1º período de Pedagogia, Lilian Márcia relatou que é paciente do Caps há 6 anos e destacou a importância dessas ações para desconstruir a ideia de que o centro atende apenas pessoas com quadros severos. “Os que chamam pejorativamente de loucos”, disse. “Todos precisamos nos cuidar e receber cuidados em determinados momentos, desmistificando ideias depreciativas e preconceituosas.”

Organizadoras da exposição, as professoras Marina Cordeiro e Maria Aline ressaltaram a aprovação e aceitação da comunidade acadêmica. Segundo elas, o objetivo de transmitir informações sobre as temáticas em questão e fortalecer o vínculo entre a universidade e as instituições da rede de atenção à saúde foi alcançado.