Notícias
Alunos de Jornalismo participam de congresso em RO
Alunos do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentam, de terça-feira, 22, a quinta-feira, 24, trabalhos científicos e experimentais no 17º Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom Norte), na Universidade Federal de Rondônia, em Vilhena (RO).
São seis artigos científicos submetidos ao Intercom Júnior e nove trabalhos para a Exposição de Pesquisas Experimentais (Expocom), concorrendo à premiação de melhores trabalhos da região.
O aluno Khelven de Castro Correia já participou, em 2017, do Intercom Norte em Manaus. “A experiência foi muito gratificante, pois todo o esforço do trabalho teve sua recompensa”, comenta. Seu colega de curso, Deylon dos Santos Felix, também esteve no mesmo evento. “Eu nem pensava que seria uma experiência tão positiva e nova; acrescentou muito no meu currículo”, diz. “Este ano irei como ouvinte, participando de oficinas e mesas-redondas.”
Para as alunas do 8º período, Ana Flavia de Almeida Soares e Ana Luiza de Lima, que já participaram de outros congressos, a maior experiência é a viagem com colegas do curso. Ana Luiza participou do Intercom Nacional de 2016, em São Paulo, e contou que acabou ficando sozinha, pois não conhecia ninguém.
Já Ana Flavia relata que esse é o primeiro congresso específico de comunicação do qual participa. “Será muito proveitoso”, opina, “a Expocom é uma oportunidade para que os alunos mostrem suas produções acadêmicas.”
Para a coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo, Giselle Lucena, esse tipo de evento possibilita um intercâmbio cultural. “Há um encontro com outras realidades e reportórios, outras vivências da área e da profissão”, pondera. “Isso ajuda o aluno a ampliar sua visão a respeito da academia e de si mesmo.”
Ela também ressalta a grande oportunidade para o aluno se situar na profissão e na formação acadêmica. “A comunicação não é algo que se faz sozinho; é o que une a humanidade”, explica. “Esse crescimento do engajamento dos alunos na pesquisa é fantástico, porque, muitas vezes, eles entram no curso e já começam a trabalhar, o que os afasta da parte científica.”
A professora Juliana Lofego, que participará do evento, enfatiza a experiência para alunos e professores. “Lá eles vão conhecer professores de outras universidades, falar de pesquisa e de questões importantes”, destaca. “Há também o clima de competição, de quem fez o melhor trabalho; isso nos estimula a melhorar cada vez mais.”
(Juliana Alves, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)