Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Alunos de Pedagogia realizam atividade em escola pública

Alunos de Pedagogia realizam atividade em escola pública

publicado: 29/06/2018 12h11, última modificação: 29/06/2018 12h14

Acadêmicos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre (Ufac), orientados pela professora Franciana Castro, realizaram, na segunda-feira, 25, a Feira de Matemática: Sistema de Medidas, na escola Francisco Salgado Filho, no conjunto Mascarenhas de Moraes. A escola integra a rede pública estadual do ensino fundamental 1 e funciona no período da manhã e da tarde, com 21 turmas, totalizando 532 alunos.

A atividade integra a disciplina Ensino de Matemática 2 e essa foi sua 4ª edição, que atendeu 260 alunos do 1º ao 5º ano. O trabalho assume uma perspectiva interdisciplinar por permitir a integração dos conhecimentos matemáticos sobre o sistema de medidas (capacidade, massa, comprimento, tempo e valor) e os temas transversais (ética e cidadania, meio ambiente, trabalho e consumo).

“Realizou-se uma abordagem histórica e conceitual do sistema de medidas, relacionando-o com temas transversais. Isso permitiu a compreensão da constituição do processo de formalização das medidas, convenções e aplicações cotidianas”, explicou Franciana Castro. “A finalidade foi a de desenvolver habilidades na exploração desses entes matemáticos num contexto escolar. Assim, esse trabalho foi realizado de forma integrada e contextualizada no ambiente formativo aos acadêmicos do curso de Pedagogia da Ufac.”

Alunos de Pedagogia realizam atividade em escola pública