Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Alunos de Teatro participam de seminário no Amapá

Alunos de Teatro participam de seminário no Amapá

publicado: 11/05/2018 12h05, última modificação: 11/05/2018 12h05

Um grupo composto por oito estudantes de Artes Cênicas: Teatro, da Universidade Federal do Acre (Ufac), participou do 4º Seminário de Artes Cênicas do Amapá. Eles apresentaram trabalhos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Também propuseram parcerias entre universidades da região Norte.

A viagem foi realizada com auxílio do edital Pró-Ciência, promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A aluna Maria Jaqueline Chagas destacou a oportunidade para apresentar os resultados de seu trabalho. “A prática que desenvolvemos no ambiente escolar em Rio Branco, utilizando Shakespeare para discutir a opressão na escola, despertou uma enorme curiosidade em todos os presentes e muita gente veio nos procurar para saber mais sobre o trabalho e multiplicá-lo”, contou.

No evento, os discentes puderam conhecer novas teorias e vivenciar outras metodologias de trabalho. “É um momento que crescemos e aprendemos bastante, com muita troca de experiência”, opinou a aluna Karini Caballero. Já o aluno Nolram Rocha ressaltou a recepção acolhedora que o grupo teve. “Ter a oportunidade de nos conectarmos a essa grande teia do teatro que se dá em território amazônico é uma oportunidade única para nós que estamos em formação.”

Parcerias

Por conta do seminário, foi lançado o Programa de Parcerias Institucionais do Curso de Artes Cênicas: Teatro, que busca promover a criação de uma rede colaborativa de cursos de Teatro da Amazônia Legal, fortalecendo o campo das artes cênicas em âmbito regional.

A primeira parceria firmada foi com o Colegiado de Teatro da Universidade Federal do Amapá. “Esse momento representa um marco na história das artes cênicas do Norte do país, já que, pela primeira vez, está se pensando em um programa de parcerias permanentes que envolvem ensino, pesquisa e extensão”, disse o coordenador de Artes Cênicas da Ufac, Leonel Carneiro. A segunda parceria foi registrada no início de maio, com o curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas.

As parcerias preveem o intercâmbio de professores e alunos das universidades envolvidas, com a participação em eventos promovidos pelo curso de Artes Cênicas da Ufac. Além disso, ficou acertada uma cooperação em pesquisas que envolvem o Grupo de Pesquisa de Tecnologias Educacionais Inovadoras para a Amazônia (Teia-Amazônia).