Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Arraial da Ufac é opção de lazer neste fim de semana

publicado: 07/07/2018 12h12, última modificação: 17/07/2018 09h25

A primeira noite do Arraial da Ufac-2018, nessa sexta-feira, 6, no Centro de Convenções, foi marcada por muita diversão e alegria. O colorido das bandeirinhas e animação das quadrilhas juninas contagiaram o público que se fez presente no campus-sede da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento é promovido pelo Diretório Central dos Estudantes e pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Com programação de três dias (a festa continua neste sábado, 7, e domingo, 8, às 18h), o arraial conta com venda de comidas típicas, brincadeiras tradicionais, bingo e muita música. “O arraial da Ufac já está virando tradição na cidade de Rio Branco, sempre com bastante público, o que para nós é uma alegria, afinal a Ufac é um bem da sociedade acreana”, disse a reitora em exercício, Guida Aquino.

Arraial da Ufac é opção de lazer neste fim de semana

A organização do arraial conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Prefeitura do Campus, Assessoria de Eventos, Corpo de Bombeiros, Samu e Polícia Militar. “O sucesso dessa festa é resultado de uma construção coletiva, do trabalho de muitas mãos”, destacou Guida. “Essa participação dos nossos estudantes junto à gestão faz parte de uma política de ações que valoriza as pessoas e seus fazeres.”

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, essa é mais uma oportunidade de aproximação entre comunidade externa e Ufac. “Através desse resgate cultural, nós incentivamos a interação entre alunos, técnico-administrativos, professores e a comunidade do entorno”, avaliou. “É comum que a família dos nossos alunos venha ao campus por ocasião das formaturas; agora, nós incentivamos esse contato em ações distribuídas ao longo de todo o ano.”

Barracas

A exemplo de 2017, cursos de graduação, pós-graduação, centros acadêmicos, atléticas e empresas juniores receberam permissão para venda de comidas típicas. Ao todo, foram montadas 52 barracas.

“Montamos barraca no ano passado e foi uma boa experiência. Todo o dinheiro arrecadado é investido na nossa atlética, em ações de incentivo ao esporte, recepção e apoio aos calouros e atividades estudantis”, contou a aluna do 10º período de Economia, Danyele Galdino, da barraca Furiosa. “Além do retorno econômico, a participação no arraial proporciona um grande momento de descontração para todos nós, estudantes.”

A bancária Roberta Cruz aprovou a variedade de opções de alimentação. “Há uma grande opção de comidas e sobremesas”, comentou. “Desde as mais tradicionais, à base de milho, às mais comuns, como churrasquinho. O arraial atendeu minhas expectativas.”

Quadrilhas juninas

Um dos pontos altos da programação ficou por conta da apresentação da quadrilha Capivaras da Roça, composta por 50 estudantes de diferentes cursos da Ufac, e que surpreendeu o público ao misturar, aos clássicos juninos, hits da atualidade, como “Vai Malandra”, “Melô do Tchan” e “Envolvimento”.

“Incluir músicas consagradas ou do momento na nossa coreografia é um marco da nossa quadrilha, uma forma de diferenciar nossa apresentação e envolver o público; todo mundo dança junto”, afirmou o estudante do curso de Engenharia Agronômica, Ivan Valente, responsável pela quadrilha.

A cada noite, além da quadrilha junina anfitriã, apresentam-se quadrilhas convidadas. Nessa sexta-feira, 6, a vez foi da Assanhados na Roça, que também participou da edição do ano passado do Arraial da Ufac. Neste sábado, 7, quem brilha é a Juninas CAP Show, com estudantes do Colégio de Aplicação (CAP); no domingo, 8, a Malucos na Roça faz o encerramento. O arraial começa a partir das 18h.

Arraial da Ufac 2018