Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Campanha “Cuidando da Água do Planeta a partir da Região MAP” é lançada

padrao

Campanha “Cuidando da Água do Planeta a partir da Região MAP” é lançada

Evento contou com exposições, apresentações culturais e caminhada no centro da cidade
publicado: 23/03/2018 18h40, última modificação: 24/03/2018 15h31

A praça Plácido de Castro, no centro de Rio Branco, foi o palco para o lançamento da campanha “Cuidando da Água do Planeta a partir da Região MAP” realizado pelo Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac), mais parceiros, na tarde desta quinta-feira, 22, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água.

O local, ponto de concentração para a “Caminhada da Água”, que percorreu o centro da capital do Acre, abrigou exposições sobre cuidados com a água e o meio ambiente, realizado por secretarias, instituições e escolas parceiras do projeto. A campanha foi lançada com eventos simultâneos nos países que compõem a região MAP (Madre de Dios - Peru; Acre - Brasil e Pando - Bolívia) e busca dar visibilidade para que a população se sensibilize sobre o tema.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a água é um bem precioso que precisa ser conservado já que não existe uma fonte inesgotável. “Nós estamos na Amazônia, em uma das regiões mais importantes do planeta. Então, a partir do MAP, desenvolvemos atividades de conscientização da nossa juventude para a importância de ações que garantam a conservação das florestas e, assim, dos nossos mananciais”, afirmou Kinpara.

“Esse trabalho que a Ufac está fazendo, de conscientização, só é possível com educação, ciência, inovação e tecnologia. Trabalhando juntos podemos ter esperança de uma vida melhor para as futuras gerações”, disse o reitor.

A campanha acontece no âmbito do projeto Desenvolver Resiliência e Soluções em Relação aos Eventos Climáticos Extremos no Sudoeste da Amazônia: Um Exemplo da Bacia Trinacional do Rio Acre — MAP Resiliência.

Segundo a diretora do PZ, Cristina Boaventura, o projeto prevê ações direcionadas tanto para a população quanto para autoridades. “Estamos convidando cada um para que, com sua individualidade, possa dar a sua contribuição para o planeta, cuidando da água. Também estamos chamando autoridades, gestores, para tratar da gestão da água, que é tão importante”, disse Cristina, que lembrou ainda que este é um projeto trinacional.

“A água do nosso rio Acre nasce no Peru, então as ações que acontecem lá interferem diretamente aqui, como interferem na Bolívia. O meio ambiente não tem fronteira, por isso temos que trabalhar unidos pela gestão da água”, afirmou a diretora do PZ da Ufac.

Do Brasil, participam da campanha cerca de 27 instituições. Entre elas a Ufac, a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

A campanha segue com capacitação de professores e oficinas com foco em projetos e atividades inovadores sobre o tema. Estas ações acontecem nas escolas estaduais, universidades públicas e privadas até o dia 5 de junho. A conclusão se dará com um seminário no dia 29 de junho, com apresentação dos resultados e premiação das instituições de ensino que mais se destacaram com projetos na temática água.

O pesquisador da Ufac e coordenador do projeto MAP Resiliência, Foster Brown, vem observando a intensificação dos ciclos da água e conta que a projeção não é agradável. “Precisamos começar já uma mudança cultural para manter o planeta funcionando bem, especialmente para as pessoas que estão vindo”, alertou Brown.

O pesquisador chama atenção para eventos preocupantes ocorridos nos últimos quatro anos e que afetaram o estado do Acre. “Em 2014 tivemos a inundação no rio Madeira, que isolou o estado durante dois meses; em 2015, inundação com maior nível do rio Acre em quarenta anos; em 2016, o rio Acre marcou o nível mais baixo em quarenta anos e nos últimos dois anos quase tivemos um colapso no abastecimento de água na cidade”.

“Nossa ideia é ficar mais preparado para eventos extremos que já aconteceram recentemente e que vão continuar a acontecer”, finalizou.

Cultura

O evento contou com um palco para apresentações culturais. Alunos do grupo de teatro da Universidade Amazônica de Pando, na cidade de Cobija, na Bolívia, fizeram apresentações folclóricas do seu país.

MAP

Alunos da escola “Heroes de la Distancia”, também localizada em Cobija, apresentaram um rap com uma mensagem sobre a conservação da água na região. O evento contou ainda com apresentação de banda de fanfarra.

Seis escolas da rede estadual de ensino participaram do evento: Colégio estadual Barão do Rio Branco (Cerb), Escola da Floresta, alunos do projeto Bombeiros Mirins, Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Serafim da Silva Salgado e Neutel Maia.