Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Campus Floresta da Ufac recebe internet de 100 Mb/s

padrao

Campus Floresta da Ufac recebe internet de 100 Mb/s

publicado: 20/03/2018 16h46, última modificação: 20/03/2018 16h46

Desde a última sexta-feira, 16, o campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Cruzeiro do Sul, passou a contar com link dedicado de 100 Mb/s (megabits por segundo), por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A velocidade atual é cinco vezes maior que a anterior e, além de resolver os problemas de conectividade no campus, possibilita implementação de novos serviços e melhorias nas áreas administrativas e de ensino, pesquisa e extensão.

Dessa forma, o campus Floresta passa a estar conectado com maior qualidade ao Pop-Ac, Ponto de Presença da RNP no estado, em Rio Branco, e consequentemente à rede acadêmica nacional, além do acesso à internet em alta velocidade.

Segundo o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Edvandro Reckziegel, essa melhoria no link de internet do campus Floresta era esperada há mais de três anos e é resultado de atuação da Administração Superior. “A Ufac de Cruzeiro do Sul vinha sofrendo com acesso a internet que não supria as necessidades diárias, o que comprometia as atividades administrativas pois dificultava o acesso aos sistemas da universidade”, disse Edvandro.

Edvandro comemorou o aumento da velocidade e informou que o novo link vai possibilitar, entre outros, a implantação do Ufac Air, o serviço de internet sem fio da Ufac, para a comunidade acadêmica do campus de Cruzeiro do Sul. “Agora, com esses 100 Mb/s, além de dar agilidade nos processos administrativos que fazem uso de sistemas web, vai possibilitar a implementação do serviço de Wi-Fi para a comunidade, melhorar a qualidade do sistema de videoconferência e promover o ensino à distância”, afirmou o diretor do NTI.

“Haverá ganhos nas áreas administrativa, de ensino, pesquisa e extensão e toda comunidade será beneficiada com a ampliação desse serviço”, finalizou.

RNP

A RNP é uma organização social ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo federal brasileiro, responsável pelo backbone da rede acadêmica brasileira.