Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Candidatos ao reitorado fazem debate no campus-sede

Eleições Ufac

publicado: 18/05/2018 14h25, última modificação: 18/05/2018 14h25

A Comissão Eleitoral realizou o debate entre candidatos ao reitorado da Universidade Federal do Acre (Ufac), na tarde desta quinta-feira, 17, no Teatro Universitário do campus-sede, em Rio Branco. Dividido em quatro blocos, o debate foi mediado pelo jornalista Rutembergue Crispim. No campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, o debate aconteceu na última quinta-feira, 10.

Participaram do debate a chapa 1, Inova: Sou Mais Ufac, apresentando como candidatos Guida Aquino (reitora) e Josimar Batista (vice-reitor); e a chapa 2, Ufac com Você, composta por Aline Nicolli (reitora) e Carlos Garção (vice-reitor).

Candidatos ao reitorado fazem debate no campus-sede

O primeiro bloco teve duração de cinco minutos e foi destinado à apresentação das chapas; o segundo bloco foi dedicado a perguntas temáticas, elaboradas pela Comissão Eleitoral, contemplando ensino, pesquisa, extensão, gestão e assuntos estudantis.

A comunidade acadêmica teve a oportunidade de participar do debate escrevendo perguntas às chapas e depositando em urnas separadas para técnico-administrativos, discentes e docentes. Nove perguntas foram sorteadas e repassadas aos candidatos durante o terceiro bloco do debate. O quarto e último bloco ficou para considerações finais dos candidatos e teve duração de cinco minutos.

O presidente da Comissão Eleitoral, Dalbi José d’Ávila, acredita que o debate é o momento em que os candidatos das chapas 1 e 2 têm a oportunidade de expor suas propostas de trabalho para a comunidade universitária e conseguir apoio da comunidade acadêmica para a eleição que acontece no dia 22 de maio.

“Nós, da Comissão Eleitoral, trabalhamos dia e noite no sentido de preparar toda a logística para que, no dia 22, tanto no campus-sede como no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, ou nos polos da Ufac no interior, possa acontecer a eleição dentro da normalidade e da tranquilidade; é o que esperamos”, disse d’Ávila.

Candidatos ao reitorado fazem debate no campus-sede

No pleito, poderão votar docentes, técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na instituição. Cada eleitor poderá votar em dois nomes, independentemente da chapa a que pertencem. Portanto, não é obrigatório votar em candidatos da mesma chapa; ou seja, pode-se votar em candidato a reitor de uma chapa e vice-reitor de outra.

A eleição tem caráter proponente ao Colégio Eleitoral, a quem cabe a nomeação da lista tríplice do dirigente. A indicação final é da Presidência da República, com base na lista encaminhada pela instituição.

(Ascom/Ufac)