Notícias
Conferência debate futuro de universidades públicas
Para debater a situação das universidades federais, a reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participa da 3ª Conferência Regional de Educação Superior (Cres), que começou na segunda-feira, 11, e termina nesta sexta-feira, 15, em Córdoba, na Argentina.
O encontro é o mais importante evento regional que reúne reitores, diretores, acadêmicos, associações profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais, entre outros grupos ligados à educação superior.
“Trata-se de um evento que tem o compromisso e a decisão de construir um futuro de prosperidade e bem-estar para os países da América Latina e do Caribe, ressignificando o compromisso com uma universidade autônoma, crítica, democrática, participativa, com liberdade acadêmica e uma visão latino-americana sensível aos requerimentos de nossas sociedades”, disse Guida.
As conclusões alcançadas na Cres-2018 integrarão a Declaração e o Plano de Ação que países da América Latina e do Caribe levarão, em 2019, à Conferência Mundial sobre Educação Superior, em Paris. “Esses também são instrumentos orientadores para os governos, as instituições de ensino superior e outras organizações da sociedade, que garantem o desenvolvimento sustentável da educação superior como bem público, direito social universal e responsabilidade do Estado”, concluiu a reitora em exercício.