Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Congresso sobre educação médica termina na Ufac

Congresso sobre educação médica termina na Ufac

publicado: 30/04/2018 16h22, última modificação: 30/04/2018 16h22

Os cursos de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) e da Uninorte trouxeram a Rio Branco o 7º Congresso Regional Norte de Educação Médica (Crenem). O evento começou na última sexta-feira, 27, e termina nesta segunda-feira, 30, às 20h, no campus-sede da Ufac.

Pela primeira vez sediado no Acre, o congresso teve palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além da exposição de trabalhos no formato banner, abordando questões de saúde e educação. Para os organizadores do encontro e acadêmicos de Medicina da Ufac, Miguel Tomita, Pedro Henrique Brasileiro e Eduardo Damasceno, este foi o maior Crenem, comparado com edições anteriores; esta edição contou com mais de 360 inscrições e 16 palestrantes de outros Estados.

Os temas abordados seguiram a linha do congresso nacional, fomentando debates sobre aspectos únicos da Amazônia, como saúde dos povos da floresta. Violência institucional e saúde mental no sistema educacional também compuseram o temário do evento.

Segundo o professor Rodrigo Pinheiro Silveira, a participação de 14 professores, com apoio da Ufac, no congresso nacional em Brasília, em 2016, gerou uma força de vontade para sediar o congresso regional; e os estudantes encamparam a ideia. “Temos muitas coisas para evoluir”, disse. “Eu espero que este congresso possa contribuir para o aprimoramento da educação médica.”

Estudante de Medicina, Felipe Cabau considerou a experiência boa, destacando as simulações realizadas em minicursos. “O congresso foi excelente para nós, como estudantes e futuros médicos, com palestras polêmicas que agregaram informação e conhecimento”, contou.

O 7º Crenem teve apoio da Associação Brasileira de Educação Médica, do Conselho Regional de Medicina do Acre e da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina.

(Juliana Alves, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)