Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Curso de Artes Cênicas apresenta peças na Ufac
conteúdo

Notícias

Curso de Artes Cênicas apresenta peças na Ufac

publicado: 26/04/2018 14h16, última modificação: 27/04/2018 12h09

Desde o início de abril, alunos e professores do curso de Artes Cênicas: Teatro, da Universidade Federal do Acre (Ufac), promovem o projeto “Tem Teatro na Ufac”. Trata-se de apresentações teatrais gratuitas, que ocorrem todos os sábados, às 18h, no anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus-sede da universidade. O objetivo é incentivar a população a apreciar o teatro e divulgar as produções do curso para a comunidade.

O professor de Ensino do Teatro e coordenador do projeto, Micael Côrtes, conta que a ação está em desenvolvimento desde 2014. “Eu percebi que não havia teatro nos fins de semana, que isso não era uma coisa permanente”, explica. “Às vezes, você vê que existe a demanda do público, mas não existem espetáculos. E é trabalho dos atores fazer a formação de público; isso também requer a realização de bons espetáculos.” 

Uma das peças é o drama social “Uma Lição Longe Demais”, do paulistano Zeno Wilde, que encerra a temporada de abril, no dia 29. O espetáculo conta a história de dois alunos que sequestram uma professora e relata a realidade do ensino público brasileiro. Côrtes diz que o trabalho aborda questões como violência física e simbólica nas escolas. “É um texto muito atual, que nos faz pensar, e é um alerta para que estejamos atentos a isso, porque se tornou uma coisa rotineira nas escolas”, opina. 

Outra peça, intitulada “O Mambembe”, de Arthur Azevedo e José Piza, é uma comédia musical do século 19. Ela segue o enredo de um grupo teatral que busca expor seu trabalho e atrair o público para seus espetáculos, trazendo à tona temas como a banalização do teatro no Brasil e a situação das mulheres na época. 

Aluno do 5º período de Artes Cênicas: Teatro, Hysnaip Moura destaca a importância desse projeto e a presença do público. “Costumo dizer que uma pessoa que vai ao teatro não sai da mesma forma que entrou”, avalia. “É possível ensinar através do teatro e provocar questionamentos.” 

Acompanhe a divulgação e confira fotos na fanpage do Grupo Candeeiro no Facebook.

 Peça Teatral: O Mambembe

(Caroline Lamar, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 8º período de Comunicação Social/Jornalismo)