Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Curso pré-Enem ‘Tô na Ufac’ é lançado em Rio Branco

padrao

Curso pré-Enem ‘Tô na Ufac’ é lançado em Rio Branco

publicado: 27/03/2018 17h05, última modificação: 27/03/2018 17h09

Estudantes da rede pública de ensino de Rio Branco participaram, nessa segunda-feira, 26, da aula inaugural do curso pré-Enem “Tô na Ufac”, projeto de extensão da Universidade Federal do Acre (Ufac) que tem como objetivo aumentar as chances de acesso ao ensino superior de pessoas com baixa renda.

“Acreditamos que, através de projetos como esse, nossa universidade cumpre seu dever social”, disse, aos alunos, o reitor Minoru Kinpara. “A educação superior representa uma mudança de vida e, por isso, queremos encontrá-los aqui no ano que vem, ocupando uma das nossas 2.143 vagas.”

Este ano, apenas em Rio Branco, as cem vagas oferecidas pelo pré-Enem foram disputadas por 2.827 estudantes que sonham em ingressar em um dos 46 cursos de graduação oferecidos pela instituição. É o caso da aluna do colégio São José, Alícia Sabóia.

“Em 2016, minha irmã foi aprovada na Ufac para o curso de Biologia, fazendo esse pré-Enem”, relatou a jovem. “Já estou muito nervosa, mas espero seguir o exemplo e conseguir uma das vagas de Engenharia Civil.”

As aulas têm início nesta terça-feira, 27, e seguem até uma semana antes das provas do exame. De segunda a sexta-feira, os encontros são noturnos, das 19h30 às 21h30. Aos sábados, os alunos participam de atividades nos turnos da manhã e da tarde.

Além de Rio Branco, o pré-Enem “Tô na Ufac” acontece, em 2018, nos municípios de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Bujari, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Tutores

Funcionando desde 2016, o “Tô na Ufac” segue o modelo tradicional dos cursos preparatórios, ofertando aulas que integram as quatro grandes áreas do conhecimento exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. O diferencial fica por conta dos professores.

“Optamos por tutores selecionados entre nossos próprios alunos da graduação e temos visto que esse é um modelo que dá certo”, opinou o diretor de Ações de Extensão da Ufac, Valmir de Araújo. “Eles conseguem manter uma linguagem muito próxima da dos alunos do ensino médio e isso acaba influenciando positivamente no processo de ensino e aprendizagem.”

Animada com a experiência de tutoria, Vanessa Holanda, acadêmica do curso de Medicina Veterinária, foi beneficiada pelo projeto em 2016 e, agora, volta com disposição renovada. “Esse é um projeto de sucesso, pensado para a aprovação. Fazer parte dele, agora do outro lado, é enriquecedor”, contou. “Minha expectativa é otimizar o tempo desses alunos e mostrar que redação, com dicas certas, pode ser muito simples.”

A novidade do “Tô na Ufac” para este ano é o pós-Enem. “Entre nós, tutores, será destacado um grupo que ficará responsável por acompanhar esses alunos também durante o Sisu [Sistema de Seleção Unificada]”,  detalhou o coordenador dos tutores, acadêmico Wesley de Castro. “Como o modelo é muito novo, envolvendo editais, chamadas e notas de corte, nossa ideia é poder auxiliá-los também na melhor estratégia para não perder a vaga desejada.”

Pré- Enem Tô na Ufac - Rio Branco