Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Curso sobre eficiência energética ocorre na Ufac

padrao

Curso sobre eficiência energética ocorre na Ufac

publicado: 06/02/2018 09h15, última modificação: 06/02/2018 09h15

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a solenidade de abertura do curso Eficiência Energética: Conceitos Básicos, na tarde desta segunda-feira, 5, no auditório Pedro Martinello, no campus-sede, em Rio Branco. O curso, que tem duração até esta quinta-feira, 8, acontece em parceria com o Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac), no âmbito do projeto de pesquisa e desenvolvimento Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica na Ufac.

A vice-reitora e reitora em exercício, Guida Aquino, destacou a importância do projeto para a área de pesquisa e pós-graduação da Ufac. “Acreditamos que o Centro de Excelência em Energia do Acre já está dando os primeiros passos e que, com certeza, vai contribuir muito, não só para a área de sustentabilidade energética, como para outros projetos que virão para alavancar a universidade com grandes pesquisas”, disse. Ela ressaltou a marca de dez cursos promovidos pelo centro durante o ano de 2017.

Após a solenidade de abertura do curso, o diretor-presidente do Ceeac, Antônio Viera de Melo Neto, fez uma apresentação sobre o projeto de pesquisa e desenvolvimento Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica na Ufac, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Também compuseram o dispositivo de honra o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o coordenador do curso de bacharelado em Engenharia Elétrica da Ufac, José Alberto Araújo Monteiro; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, José Ronaldo Melo; o pró-reitor de Planejamento da Ufac e conselheiro do Ceeac, Alexandre Hid; o presidente da Eletrobrás-AC, Ricardo Alexandre Xavier Gomes.

O curso

O curso Eficiência Energética: Conceitos Básicos é destinado à comunidade acadêmica em geral e visa introduzir conceitos essenciais de eficiência energética e conscientizar o público para a importância do tema.

Os conceitos básicos contemplados no curso são: eficiência energética nas residências; energia, sociedade e meio ambiente; fontes energéticas, energias renováveis; tecnologias do setor elétrico; eficiência na indústria, comércio e agricultura; arquitetura e eficiência energética. Além disso, haverá apresentação de estudos de caso e outros aspectos de eficiência presentes nos transportes e políticas de uso eficiente de energia.