Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Deficiente visual apresenta TCC em Nutrição

padrao

Deficiente visual apresenta TCC em Nutrição

publicado: 28/02/2018 16h19, última modificação: 28/02/2018 16h19

A aluna do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), Aldete Reis Carvalho da Costa, apresentou, na tarde desta quarta-feira, 28, trabalho de conclusão de curso (TCC), no bloco de Nutrição, no campus-sede, em Rio Branco.

Aldete é a primeira aluna do curso de Nutrição com deficiência visual a concluir a graduação. Ela apresentou a monografia “A Importância da Educação Alimentar e Nutricional na Escola: Um estudo de revisão”.

A estudante contou com apoio do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI) da Ufac, que disponibilizou monitores que a acompanharam durante a graduação, a elaboração e a apresentação da monografia. A aluna também participou do Programa de Assistência Estudantil da universidade e recebeu o auxílio-creche, destinado ao pagamento de despesas com o cuidado de filhos com idade entre quatro meses e cinco anos.

Segundo a discente, o apoio da Ufac foi essencial em sua formação. “Todos os servidores do NAI me ajudaram muito; eu tive monitores a minha disposição e conversei muito com os professores, que me auxiliaram com ampliação do conhecimento”, disse. “Se para uma pessoa sem deficiência já é difícil, para quem tem deficiência é mais difícil ainda. Mas eu não desisti e cheguei até aqui com a ajuda de todos. Estou muito feliz, pois se formar na Ufac não é para qualquer um.”

Para a professora do curso de Nutrição e orientadora de Aldete, Flávia Santos Batista Dias, esse foi um desafio para ambas. “Eu acompanho o desenvolvimento do trabalho da aluna há dois anos e hoje é uma vitória”, comemora. “É uma honra participar desse processo e estar junto com ela neste momento.”

Flávia afirma que o curso de Nutrição, hoje, está mais qualificado para atender estudantes com necessidades especiais. “O corpo docente está mais preparado para, diante das dificuldades, lançar mão de ferramentas e recursos para auxiliar e conduzir nossos estudantes no processo de formação.”