Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Educação Física realiza fórum para discutir bioética
conteúdo

Notícias

Educação Física realiza fórum para discutir bioética

publicado: 01/08/2018 13h57, última modificação: 01/08/2018 13h57

O curso de Educação Física (bacharelado) realizou o 1º Fórum de Bioética da Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta terça-feira, 1, com apoio dos cursos de Medicina e Filosofia, além das Pró-Reitorias de Graduação e Extensão. 

O evento é resultado da disciplina Ética, Bioética e Deontologia, ministrada pelas professoras Jaqueline Valente e Aristéia Sampaio. O objetivo foi o de possibilitar reflexões sobre questões da vida humana, meio ambiente e educação, de modo a auxiliar no debate e nas discussões interdisciplinares sobre a fundamentação da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos.

“Manter esse debate na universidade é fundamental. Esse é um tema transdisciplinar que ultrapassa o processo de formação na academia. Hoje precisamos formar cidadãos capazes de desenvolver não só a atividade profissional, mas lidar, de forma ética e compromissada, com a diversidade na relação com o ser humano e com o meio ambiente”, apontou o reitor em exercício, Josimar Batista, durante a abertura do evento. 

Para a professora e coordenadora de estágio do curso de bacharelado em Educação Física, Jaqueline Valente, a discussão proposta pelo fórum é atual e necessária. “O evento foi proposto com a prerrogativa de nos conscientizar sobre questões éticas”, disse. “Nós, enquanto formadores de opinião, como professores, precisamos provocar na academia e nos alunos essa consciência ética, gerando uma reflexão sobre nossas posturas enquanto indivíduos, cidadãos e profissionais.” 

O 1º Fórum de Bioética da Ufac contou com as palestras “Bioética e Educação”, do professor Carlos Moraes; “Bioética e Saúde”, da professora Jeine Greyce da Cruz; e “Bioética e Direitos Humanos”, do professor João Lima.

I Fórum de Bioética