Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Edufac lança 2ª edição de ‘A Batalha da Borracha’

Edufac lança 2ª edição de ‘A Batalha da Borracha’

publicado: 12/06/2018 11h06, última modificação: 12/06/2018 14h45

A segunda edição do livro “A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial” (366 págs.), de Pedro Martinello, será lançada na próxima terça-feira, 19, às 9h30, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac). A obra custa R$ 59,90, sendo vendida exclusivamente pela livraria Paim, que é parceira da Editora da Ufac (Edufac) na produção dessa publicação.

Martinello, falecido em 2003, ingressou como docente na Ufac em 1973, sendo o primeiro professor doutor da instituição. O livro é resultado de sua tese de doutorado, defendida pela Universidade de São Paulo em 1985, sob o título “A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial e suas Consequências para o Vale Amazônico”.

A obra revela detalhes da rede de interesses políticos, econômicos e sociais montada para viabilizar a batalha da borracha em detrimento da vida de milhares de nordestinos trazidos para a Amazônia, na condição de “soldados da borracha”.

“A primeira edição é de 2004 e em 2008 ficou esgotada. Mas pela importância histórica, como fonte de pesquisa, e pela frequente demanda, inclusive internacional, o Conselho Editorial decidiu produzir uma nova edição; em 2016, houve a parceria com a livraria Paim para uma tiragem de mil livros”, relembra o diretor da Edufac, José Ivan Ramos.

Pelos direitos autorais, 10% da tiragem total do livro serão cedidos a Ivanilda Martinello, viúva do autor. Essa segunda edição tem projeto gráfico de AntonioQM, caricatura de Bruno Afonso e ilustração de capa de Dalmir Ferreira.