Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Edufac prepara lançamento de ‘A Batalha da Borracha’
conteúdo

Notícias

Edufac prepara lançamento de ‘A Batalha da Borracha’

publicado: 20/04/2018 15h57, última modificação: 23/04/2018 10h03

Uma parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a livraria Paim possibilitou a produção da segunda edição da obra “A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial” (Edufac, 366 págs.), de Pedro Martinello. Nesta sexta-feira, 20, uma reunião marcou a entrega de 10% da tiragem total como contrapartida pelos direitos autorais a Ivanilda Martinello, viúva do autor, falecido em janeiro de 2003. 

“A primeira edição é de 2004 e em 2008 ficou esgotada. Mas pela importância histórica, como fonte de pesquisa, e pela frequente demanda, inclusive internacional, o Conselho Editorial decidiu produzir uma nova edição; em 2016, houve a parceria com a livraria Paim para uma tiragem de mil livros”, relembrou o diretor da Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), professor José Ivan Ramos.

Resultado da tese de doutorado do educador, defendida pela Universidade de São Paulo em 1985, intitulada “A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial e suas Consequências para o Vale Amazônico”, o livro revela detalhes da rede de interesses políticos, econômicos e sociais montada para viabilizar a batalha da borracha em detrimento da vida de milhares de nordestinos trazidos para a Amazônia, na condição de “soldados da borracha”. 

Antes da publicação pela Edufac, o trabalho foi divulgado por meio dos chamados “Cadernos da Ufac”, um trabalho da, hoje extinta, Coordenadoria de Divulgação Científica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

“Ele sempre dizia que uma coisa da qual teria pena seria morrer sem passar o conhecimento que tinha para outras pessoas”, disse a viúva Ivanilda Martinello. “Então, esse sempre foi o sonho dele. Um sonho que, infelizmente, ele não pôde testemunhar, mas que nós temos orgulho de ter conseguido concretizar.” 

Pedro Martinello ingressou como docente na Ufac em 1973, sendo o primeiro professor doutor da instituição. A segunda edição do livro “A Batalha da Borracha na Segunda Guerra Mundial” tem projeto gráfico de AntonioQM, caricatura de Bruno Afonso e ilustração de capa de Dalmir Ferreira. 

A cerimônia de lançamento oficial da obra está marcada para maio. Uma tiragem de mais 500 exemplares da segunda edição também já está programada pela Edufac. O livro já está sendo vendido exclusivamente pela livraria Paim e custa R$ 59,90.