Notícias
Edufac promove lançamento de 2 livros impressos
A Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac) realizou na tarde dessa quarta-feira, 3, o lançamento dos livros “Rasgos Literários na Prosa Jornalística: o Novo Jornalismo em ‘Radical Chique’ e em ‘A Sangue Frio’”, de Francisco Aquinei Timóteo Queirós, e “A Psicologia da Política para as Mulheres em Situação de Violência: Avanços e Desafios”, de Madge Porto.
O diretor da Edufac, Antonio de Queiroz Mesquita, lembrou que a editora tem investido fortemente na publicação de e-books, mas acha importante lançar livros também na versão impressa. “Temos uma perspectiva de imprimir mais livros a partir do próximo ano, bem como lançar novos e-books”, disse. “Estamos preparando uma loja virtual, em que será exibido o catálogo para vendermos nossos livros. Isso vai facilitar o processo para que o usuário possa gerar a GRU [Guia de Recolhimento da União] e efetuar a compra on-line.”
Na ocasião, Queiroz Mesquita também apresentou o design gráfico do selo de 15 anos da Edufac, criada em 2003, o qual estará nas próximas publicações. Os lançamentos ocorreram no hall da Biblioteca Central, no campus-sede. Os livros já haviam sido lançados no formato e-book e agora têm sua versão impressa.
As obras
O livro “Rasgos Literários na Prosa Jornalística” analisa um momento da grande reportagem, conhecido nos Estados Unidos como Novo Jornalismo. Segundo o autor, Aquinei Timóteo Queirós, o livro é importante e atual por discutir e apontar para uma complexidade da realidade social, cultural, econômica e histórica.
“O jornalismo necessita desabituar o olhar e apontar para novas formas de construção de suas narrativas: que não fiquem circunscritas unicamente ao mantra do lide e da pirâmide invertida. A complexidade da realidade não cabe numa caixinha de fórmulas feitas”, afirmou Aquinei.
O livro “A Psicologia da Política para as Mulheres em Situação de Violência” é fruto da tese de doutorado de Madge Porto e visa cobrir uma lacuna nas pesquisas relacionadas às formas com as quais a questão da violência sofrida pelas mulheres vem sendo tratada atualmente.
A obra é recomendada para responsáveis pela formação de políticas públicas, psicólogos, assistentes sociais, advogados e juízes, bem como para todos que desejam o aprimoramento das políticas de formação de profissionais que possam atuar dando maior subsídio ao sofrimento dessas mulheres.
Cada livro conta com tiragem de 500 unidades e são vendidos a R$ 30 cada; podem ser adquiridos na sala da Edufac, localizada ao lado da Biblioteca Central. A editora usou recursos próprios para impressão dos livros, que foram selecionados por meio de edital.
Acesse a página da Edufac para download gratuito de e-books publicados.