Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Conheça os prazos para escolha do reitorado da Ufac

Eleições Ufac

Conheça os prazos para escolha do reitorado da Ufac

publicado: 09/05/2018 11h58, última modificação: 10/05/2018 09h05

A Universidade Federal do Acre (Ufac) conheceu esta semana as chapas inscritas no processo que vai eleger o próximo reitorado da instituição. Para dirigir a Ufac entre 2018 e 2022, concorrem: Inova: Sou Mais Ufac, apresentando como candidatos Guida Aquino (reitora) e Josimar Batista (vice-reitor), e Ufac com Você, composta por Aline Nicolli (reitora) e Carlos Garção (vice-reitor).

Acompanhe o passo a passo das eleições:

12/04: O Colégio Eleitoral, formado por Conselho Universitário (Consu) e Conselho Diretor, é convocado e elege uma comissão para montar a resolução que regulamenta o processo eleitoral para escolha do reitorado.

19/04: Após aprovada a resolução, o Colégio Eleitoral designa os integrantes da Comissão Eleitoral, responsável pela condução do processo. A comissão é composta por cinco integrantes de cada segmento da comunidade universitária: técnico-administrativos, discentes e docentes. Em Cruzeiro do Sul, é formada a Comissão Setorial, composta por um representante de cada segmento.

27/04: Seguindo a resolução aprovada pelo Colégio Eleitoral, a Comissão Eleitoral divulga o calendário eleitoral.

02/05: Último dia para inscrição de candidaturas.

05/05: A Comissão Eleitoral divulga as chapas com inscrições homologadas.

07/05: A Comissão Eleitoral realiza sorteio dos números para disposição das candidaturas nas cédulas de votação.

10/05: Realização do primeiro debate entre as candidatas, no teatro universitário do Moa, campus de Cruzeiro do Sul.

12/05: Prazo limite para solicitação do voto antecipado para aqueles que estiverem ausentes na data da eleição.

15/05: Disponibilização de mesas receptoras para votos antecipados permitidos apenas para aqueles que fizeram solicitação dentro do prazo.

17/05: Realização do segundo debate entre as candidatas, no campus de Rio Branco.

22/05: Consulta à comunidade universitária, com instalação de mesas receptoras de votos das 8h às 21h, nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, e das 8h às 18h, no Colégio de Aplicação, campus de Brasileia, núcleos e polos da Ufac no interior. Os votos para reitor e vice-reitor são separados, podendo uma mesma pessoa votar em candidatos de chapas diferentes ou em candidato a apenas um dos cargos.

23/05: A Comissão Eleitoral divulga o resultado final da apuração das urnas.

29/05: Prazo final para o Colégio Eleitoral encaminhar a lista tríplice (de acordo com o resultado das urnas) para o Ministério da Educação, que nomeará a nova gestão da Ufac.