Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Escolas públicas recebem livro sobre história da África

Escolas públicas recebem livro sobre história da África

publicado: 31/08/2018 10h44, última modificação: 31/08/2018 10h44

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre (Ufac), fará a doação de 250 exemplares do livro “O Reino do Waalo: O Senegal Antes da Conquista”, de Boubacar Barry, para bibliotecas e escolas públicas de ensino médio de Rio Branco. A iniciativa ocorre por intermédio do Grupo de Pesquisa História e Cultura, Linguagem, Identidade e Memória.

O livro é uma tradução do original em francês, lançado em 1972; tem 445 páginas e foi publicado neste ano pela Nepan Editora, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, da Fundação Garibaldi Brasil. Clássico da história da África, foi escrito pelo professor Boubacar Barry, da Universidade Cheikh Anta Diop, do Senegal.

Pela leitura da obra, professores e estudantes podem ter acesso a histórias de povos africanos (wolof, tuculer, moura, peul, soninke, mandinga), da Senegâmbia, antes e durante os anos da colonização francesa nessa região banhada pelos rios Senegal e Gâmbia — uma região que envolve os atuais estados nacionais do Senegal, Mauritânia, Mali, Gâmbia e Guiné.

O professor da Ufac, Gerson Albuquerque, apresenta esta edição brasileira da obra. Segundo ele, o autor aborda elementos históricos, políticos e econômicos, detalhando os mundos do Waalo. “Enfim, mergulha fundo nas culturas desse reino antes e no imediato contexto da opressão e do desmonte proporcionado pela ‘era dos impérios’, atualizando o terror da escravidão e toda sorte de subtração da humanidade aos povos da África Negra”, diz Albuquerque.

Disponível agora em língua portuguesa, “O Reino do Waalo” inclui-se entre leituras obrigatórias de historiadores e estudiosos do continente africano e de seus processos de colonização e resistência. Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com a Nepan Editora, pelo e-mail editoranepan@gmail.com.