Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Estudante estrangeiro defende dissertação de mestrado

padrao

Estudante estrangeiro defende dissertação de mestrado

publicado: 16/03/2018 15h22, última modificação: 16/03/2018 15h22

Como resultado do processo de internacionalização através da parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, a Universidade Federal do Acre (Ufac) concedeu nesta sexta-feira, 16, mais um título de mestrado a estudante estrangeiro. O colombiano, Yonier Alexander Orozco, é o segundo aluno de outro país a se tornar mestre pela instituição e o primeiro do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática.

Formado em biologia pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, em Bogotá, Yoner visitou o Brasil pela primeira vez, em 2014, para participar de um intercâmbio de seis meses na Universidade de São Paulo (USP). Dois anos depois, com o lançamento do edital do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (Paec), chegou ao Acre na condição de mestrando.

“No momento da inscrição, a gente tinha até três opções de escolha. A Ufac foi a minha primeira escolha. Eu queria estar em uma instituição localizada na Amazônia e o programa tinha tudo a ver com a minha pesquisa”, lembra Orozco.

Com o título “O Ensino e a Aprendizagem da Biodiversidade nos Espaços não Formais de Educação”, a dissertação do colombiano avaliou a contribuição da “Exposição Itinerante Animais da Amazônia – Conhecer para preservar”, do Laboratório de Anatomia Animal da Ufac, com o ensino e a aprendizagem de alunos da escola estadual Senador Adalberto Sena. A metodologia adotada envolveu a análise de dados qualitativos e quantitativos.

“Eu venho de um lugar onde o acesso a biodiversidade é muito mais difícil e chega a exigir horas de deslocamento. Aqui, a biodiversidade está até mesmo no quintal, ao abrir a porta de casa ou da sala de aula. Isso precisa ser utilizado em favor do ensino e da aprendizagem”, avalia Yonier como resultado de sua pesquisa.

Da banca examinadora, além da sugestão de pequenos ajustes, o mais novo mestre formado pela Ufac ouviu a sugestão de transformar parte da pesquisa em livro. “Yonier é um exemplo de estudante da pós-graduação. Soube aproveitar as oportunidades e sai do programa não só com a pesquisa concluída, mas com seis publicações de destaque, duas delas sendo artigos publicados em revistas de alto impacto. A aprovação foi mais que merecida”, elogiou o orientador da pesquisa, professor Yuri Karaccas.