Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Estudantes da Ufac apresentam pesquisas no Eneq

Estudantes da Ufac apresentam pesquisas no Eneq

publicado: 20/07/2018 11h39, última modificação: 20/07/2018 11h39

Sob o tema “Docência em Química: Transformações e mudanças no contexto educacional contemporâneo”, estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram durante toda a semana do XIX Encontro Nacional de Ensino de Química (Eneq). Nessa quinta-feira,19, último dia do evento, foi o momento deles apresentarem suas pesquisas em exibições de pôsteres.

O estudante Luan dos Santos Lima conta que já está se preparando para a próxima edição. “Já tenho ideias preparadas para outros trabalhos”, diz Luan, que apresentou a pesquisa “Abordagem CTS na formação inicial dos professores de química”.

Essa foi a primeira vez que o evento aconteceu na região Norte, reunindo estudantes e pesquisadores de todo o país. De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura em Química da Ufac, professor Adriano Silva, pelo menos 40 pesquisas da universidade foram apresentadas em formato de banners.

“Os alunos estão participando ativamente, tanto expondo trabalhos quanto na organização e na divulgação do Eneq.”, explica. “Temos estudantes de todos os períodos, da pós-graduação e aqueles que voltaram para poder participar no evento.”

É o caso do egresso do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Yonier Marin, que apresentou o trabalho “O homem trans e a química: análise do potencial das situações que atravessam esses sujeitos e suas experiências, para a abordagem das questões de gênero e sexualidade no ensino de química”.

Estudantes da Ufac apresentam pesquisas no Eneq

Meninas na química

Não só a polonesa Marie Curie, que descobriu os elementos rádio e polônio, é uma menina da química. A 19ª edição do Eneq contou com uma grande participação feminina durante todo o evento.

A estudante do sétimo período de Licenciatura em Química da Ufac, Júlia Caroline Alves conta que percebeu que o número de meninas ultrapassava o de meninos. “Quando falamos de química, pensamos que é um curso majoritariamente masculino, mas não é bem assim. O meu curso tem uma participação bem ativa das meninas.”

Ela apresentou um trabalho sobre a retenção e a evasão dos alunos do curso em instituições públicas e cursos presenciais. “De acordo com os dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo, em 2014 aqui no Acre houve 32,4% de evasão nas instituições públicas, contra 18,3% da média Brasileira.”

Apresentação de banners - Eneq 2018

(Caroline Lamar, estagiária Ascom/Ufac)