Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Estudantes da Ufac apresentam resultados de pesquisas na 70ª Reunião da SBPC

Estudantes da Ufac apresentam resultados de pesquisas na 70ª Reunião da SBPC

publicado: 27/07/2018 15h31, última modificação: 27/07/2018 15h31

Os sete dias que compõem a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) representam uma oportunidade para pesquisadores e estudantes de todas as regiões do país trocarem experiências e acumularem conhecimento. Em sua 70ª edição, realizada em Maceió de 22 a 28 de julho, estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) puderem também apresentar pesquisas e estudos desenvolvidos na instituição.

Os alunos participaram da sessão de pôsteres realizada entre os dias 23 e 26 de julho, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Eles receberam, além do transporte, uma contrapartida financeira para auxiliar nas despesas com a viagem.

Participando do evento pela primeira vez, o estudante Felipe Nogueira apresentou o trabalho intitulado “Efeito da monodominância da seringueira Hevea brasiliensis (Euphorbiaceae) sobre o acúmulo de serapilheira no sudoeste da Amazônia” no qual avaliou a diferença de espessura entre as camadas orgânicas (serapilheiras) formadas entre florestas mistas – com grande diversidade de espécies – e florestas formadas por apenas uma espécie - chamadas monodominantes.  O estudo apontou que em florestas mistas a quantidade de serapilheira é superior.

“Na prática, o resultado da nossa pesquisa serve para demonstrar, por exemplo, que quando a gente desmata uma área para substituir por uma única espécie, estamos, pela diminuição da serapilheira, reduzindo a microbiodiversidade, o carbono produzido e a ciclagem de nutrientes”, avalia o estudante. “Lembrando que quanto maior a camada de serapilheira, menor será o processo de lixiviação e outros processos erosivos do solo”.

Com um pouco mais de experiência, o estudante Marcos Lima conheceu a Reunião da SBPC ainda como estudante do ensino médio, em 2014, quando o evento foi sediado pela Ufac. Agora, acadêmico do sétimo período do curso de Ciências Biológicas, Marcos apresentou o banner “Endoparasitos de interesse para a saúde pública, diagnosticados em Xiphorhynchus gutattus, no município de Sena Madureira, Acre”.

O trabalho é resultado de uma pesquisa dos Laboratórios de Ornitologia e Apoio à Vida Silvestre da Ufac. Na reserva Cazumbá-Iracema, a equipe realizou a coleta de diferentes aves e em laboratório analisou as fezes da espécie conhecida como Arapaçu-da-garganta-amarela. O objetivo era identificar se a ave poderia ser um vetor de agentes causadores de danos aos seres humanos.

“O resultado da pesquisa identificou quatro espécies de endoparasitas. Um protozoário e três vermes. Identificamos os gêneros, mas não conseguimos, nessa pesquisa, determinar as espécies às quais pertencem. Pela literatura, sabemos da possibilidade de serem agentes causadores de doenças ao homem, mas existe a necessidade de dar prosseguimento aos estudos para uma maior precisão”, explica o estudante

Veterana no evento, a estudante Lídia Cavalcante participa das reuniões da SBPC há três anos. Em todas as edições apresentando trabalhos. “É muito bom para o currículo, apresentar trabalho em outro Estado, mas sair de Rio Branco é muito difícil por conta dos preços das passagens. A reunião da SBPC é sempre uma ótima oportunidade, é um dos eventos mais importantes do país e não gastamos em transporte pela ajuda da Ufac”, reflete.

Nesta edição do evento, Lídia apresentou o estudo “Utilização de marcadores microssatélites heterólogos de açaí solteiro”. A pesquisa integra parte do doutorado de Hellen Azevedo no Programa em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte. “O trabalho consistia em observar a existência de diversidade genética na espécie de açaí Euterpe precatoria. Utilizamos para isso marcadores microssatélites (SSR) de Euterpe edulis (outra espécie de açaizeiro, o famoso palmiteiro). Esse tipo de marcador microssatélite vem sendo utilizado com sucesso na caracterização da diversidade de plantas com grande interesse econômico devido às suas características genéticas”, detalha Lídia.

“Existe uma escassez de dados moleculares para essa espécie e o aumento do destaque da espécie no mercado nacional e internacional, por isso é notável a necessidade de estudos para a conservação da espécie já que sua extração de frutos retira grande parte das sementes da floresta e por isso, o uso comercial pode causar perda da diversidade da espécie, podendo resultar em efeitos negativos sobre a estrutura genética das populações”, alerta a jovem pesquisadora sobre o trabalho.

A 70ª Reunião da SBPC termina amanhã, 28. A programação deste ano contou com conferências, mesas-redondas, encontros, sessões de pôsteres, SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Cultural, SBPC Educação, SBPC Jovem, ExpoT&C e o Dia da Família na Ciência. Ao todo, 35 estudantes da Ufac participaram do evento.