Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Estudantes da Ufac viajam em intercâmbio linguístico
conteúdo

Notícias

Estudantes da Ufac viajam em intercâmbio linguístico

publicado: 14/06/2018 11h56, última modificação: 14/06/2018 11h56

Os estudantes do 6º e 8º períodos do curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram, entre 3 e 9 de junho, um intercâmbio linguístico-cultural na Universidade Nacional Amazônica de Madre de Dios (Unamad), em Puerto Maldonado, no Peru.

A atividade foi realizada através de um projeto coordenado pela professora Maristela Alves. Os alunos puderam fazer cursos de língua espanhola coloquial e noções básicas da língua quéchua, que é um idioma indígena falado por alguns povos da América Latina, incluindo o Peru. Professores da Ufac também compareceram e puderam ministrar um curso de língua portuguesa para os estudantes peruanos. 

Estudantes da Ufac viajam em intercâmbio linguístico cultural

A semana contou com apresentações de danças locais por parte dos alunos peruanos, degustação de comidas típicas e passeios pelos mercados locais. Os estudantes da Ufac também tiveram a oportunidade de praticar a língua com falantes nativos. “Foi uma semana de imersão completa. Agora os alunos estão muito mais motivados”, contou Maristela. 

Ao retornarem, os estudantes devem fazer um relatório de avaliação dos pontos positivos e negativos do intercâmbio. De acordo com Maristela, isso serve para que a ação possa melhorar para uma próxima vez. 

Segundo a coordenadora do projeto, a semana de imersão foi muito importante para que houvesse uma mudança de atitudes e para que os alunos pudessem desenvolver uma empatia maior pelos povos latinos. “O que eles aprenderam sobre a língua talvez tivessem aprendido aqui. Mas essa aproximação com o outro só foi possível através do contato com aquelas pessoas”, disse.

 

(Caroline Lamar, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 8º período de Comunicação Social/Jornalismo)