Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Estudantes de Jornalismo da Ufac são premiados em evento de Comunicação

Estudantes de Jornalismo da Ufac são premiados em evento de Comunicação

publicado: 30/05/2018 16h38, última modificação: 20/06/2018 12h16

Estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) participaram entre os dias 22 e 24 deste mês do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom- Norte), realizado em Vilhena (RO). Ao fim, quatro projetos apresentados na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) foram premiados.

A Expocom, além de ser uma exposição de trabalhos experimentais, é uma premiação destinada aos melhores trabalhos feitos por estudantes em diferentes categorias no campo da Comunicação. No total, 19 universidades participaram desta edição. A Ufac apresentou nove projetos.

Os trabalhos premiados foram das seguintes categorias: Jornal-laboratório impresso, com o Jornal Laboratório ‘A Catraia’; Edição de livro, com a publicação “Como Fazer um Roteiro de Cinema”; Web Site, “com debaixo da copa das árvores: invisibilidade da violência contra as mulheres em comunidades da Floresta Amazônica”; e Fotonovela, com “O mau uso do celular”.

Felipe Pereira, um dos representantes do trabalho de editoração do livro “Como Fazer um Roteiro de Cinema”, disse sentir-se motivado a participar dos próximos eventos. “São estudantes de todos os lugares, cada um com uma visão diferente”. Para Adrielle Farias da Cruz, que concorreu como aluna líder do Jornal Laboratório A Catraia (edição 2018), produzido pelos alunos do 5º período nas disciplinas de Jornal Laboratorial I e Planejamento Gráfico “a experiência no evento foi muito produtiva, tivemos a oportunidade de conhecer professores e alunos de outros estados, trocar contatos e experiências”, avaliou.

Ana Luiza de Lima, Ana Flávia Soares, Fhaidy Acosta, Amanda Lanzetti e Lucas Silva, orientados pela professora Juliana Lofego, foram os vencedores na categoria “web site

“Desde que o site foi montado pensamos em apresentá-lo na Expocom, já que é o último ano de curso para os membros da equipe,” relatou Ana Flávia. “Eu esperava ganhar, mas sempre fica aquela dúvida, aquela incerteza, ainda mais que na categoria que concorri, 5 trabalhos foram apresentados, e todos com certeza se esforçaram também para fazer um ótimo trabalho”, admitiu.

Já para Sabrina Nascimento, representante da fotonovela “O mau uso do celular”, a experiência foi um momento de reconhecimento do trabalho. “É literalmente um prêmio. Além de trazer uma experiência gratificante e aperfeiçoar meu currículo, também me deu ânimo para elaborar mais trabalhos”.

INTERCOM

Todos os anos, o Intercom realiza cinco congressos regionais (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) que abordam o tema escolhido para o congresso nacional que acontece no mesmo ano. A edição 2018 debate “Desigualdades, gêneros e comunicação”.

Com as premiações, os estudantes terão a oportunidade de representar a região norte, nas respectivas categorias, na edição nacional do congresso que este ano acontecerá na Universidade da Região de Joinville, entre os dias 2 e 8 de setembro.

(Juliana Alves, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)