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Estudantes surdos defendem monografia na Ufac
Bryan Mourão e Manuella Trindade são os primeiros alunos surdos a concluir o curso de graduação em Letras Libras pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Eles ingressaram na instituição em 2014 e apresentaram a monografia na última sexta-feira, 16.A defesa dos estudantes foi realizada em língua de sinais e contou com a presença de intérpretes de libras da Ufac.
Bryan foi o primeiro. Com o tema “a importância do uso das imagens nos textos de língua portuguesa como segunda língua dos surdos”, o estudante defendeu o trabalho para a banca composta pelos professores Alexandre Melo e Israel Queiroz, além da orientadora, Rosane Garcia e a co-orientadora, Jucelma Mourão.
“Com esse trabalho eu pude mostrar a importância do uso de imagens em materiais didáticos preparados para surdos. A minha ideia era ajudar as pessoas envolvidas com a educação a ensinar melhor a língua portuguesa para os surdos, facilitando assim a inclusão”, defendeu o estudante.
Em seguida foi a vez de Manuella. Na frente dos professores Alexandre Melo (examinador), Lucas Vargas (examinador) e Vivian Gonçalves (orientadora), além de amigos e familiares, a aluna fez um panorama da educação dos surdos no Acre. “Não foi fácil chegar aqui. No começo, a gente tem dificuldade pra aprender a língua portuguesa, porque algumas palavras na gramática não têm sinal, mas a gente insiste e continua estudando. Agora, não vou parar. Vou continuar estudando e tentar o mestrado”, comenta a aprovada que foi a primeira bolsista surda do pibic.
Para o coordenador do curso, professor Alexandre Melo, a defesa dos dois estudantes representa uma conquista. “Estamos realizando um sonho que começou em 2013, quando a comissão criou o curso de libras. Naquele momento, fizemos questão de colocar a apresentação de conclusão do curso justamente para cobrar esse momento e comprovar que a formação foi desenvolvida de forma adequada”, destaca o docente. “A defesa deles é muito significativa. A Ufac adere à inclusão, trazendo os alunos surdos para os seus cursos e, hoje, esses alunos mostram que são capazes de desenvolver plenamente sua formação”, avalia.
Acompanhamento - Na Ufac, os alunos surdos são acompanhados de perto pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) que oferece suporte e assessoramento técnico pedagógico. Atualmente, onze alunos surdos encontram-se matriculados na Ufac, nos cursos de Letras Libras (8), Sistema de Informação (1), Medicina Veterinária (1) e Saúde Coletiva (1). Na sala de aula, eles são assistidos por um dos onze intérpretes de libras da instituição.