padrao
Evento do Parfor debate educação em Cruzeiro do Sul
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (Geped) e da coordenação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), promoveu na última semana, no teatro universitário do Moa, a ação de extensão Parfor 2018: Formar Professores, Dialogar com a Realidade.
Além de integrar cursos e turmas do Parfor na região do Juruá, a atividade marcou o momento de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos das turmas da modalidade em Pedagogia dos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
O Parfor na região do Vale do Juruá teve início em dezembro de 2013, com os cursos de Pedagogia, Letras, Biologia, Geografia e, posteriormente, História. Atualmente, a coordenação local é da professora Maria Aldecy Rodrigues de Lima.
Presença
Estiveram presentes na solenidade o reitor da Ufac, Minoru Kinpara; a vice-reitora Guida Aquino; o pró-reitor de graduação, Carlos de Moraes; e o coordenador institucional do Parfor, Mark Clark Assen.
Como parte da agenda de atividades na região, a equipe também visitou os novos alunos das duas turmas de Pedagogia de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.
Parfor
O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as secretarias de educação dos Estados e municípios e com instituições de ensino superior. Os cursos são destinados a docentes ou tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais (Libras) em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior.