Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Fogo na Amazônia é tema de palestra na Ufac
conteúdo

Notícias

Fogo na Amazônia é tema de palestra na Ufac

publicado: 13/09/2018 15h32, última modificação: 13/09/2018 15h32

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou a palestra “Novos Padrões de Fogo na Amazônia: Consequências para o Funcionamento Florestal”, na tarde dessa quarta-feira, 12, no auditório do Bloco dos Mestrados, no campus-sede. A palestra, destinada a estudantes dos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e Biologia, apresentou uma compilação de resultados de estudos realizados pela Ufac em parceria com outras universidades. 

O palestrante, Luiz Aragão, é chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele informou que a palestra apresenta dados dos impactos que as queimadas causam na população humana e na vegetação das florestas da Amazônia. 

“O que mostramos são impactos em índices de doença respiratória, com aumento de fumaça na atmosfera”, disse Aragão. “Também impactos na vegetação, com a perda de biomassa e perda da manutenção dessas florestas em prover serviços ecossistêmicos como o ciclo da água, por exemplo, que tem efeito direto na produção agrícola.”

A palestra faz parte de uma iniciativa para construção colaborativa de uma proposta para um novo regime de fogo na região amazônica em conjunto com os países que compõem a região MAP (Madre de Dios, Acre e Pando).

Novos Padrões do Fogo na Amazônia