Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Fórum de reitores do Norte discute ações junto ao MEC
conteúdo

Notícias

Fórum de reitores do Norte discute ações junto ao MEC

publicado: 05/09/2018 15h53, última modificação: 05/09/2018 15h53

A reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participou da segunda reunião do Fórum de Reitores das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte, nessa terça-feira, 4, em Boa Vista (RR). 

Entre as pautas que foram debatidas esteve o planejamento das ações a serem definidas junto ao Ministério da Educação (MEC) e agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Durante a reunião, foi apresentado aos reitores o seminário sobre políticas públicas e metodologias para a garantia de vagas para indígenas e quilombolas nas instituições federais de nível superior do Norte do Brasil.  

Além disso, ocorreu a eleição para o novo presidente do fórum. O reitor Marcel Botelho, da Universidade Rural do Amazonas (Ufra), foi eleito para o mandato de um ano.

Em 2016, o Fórum de Reitores da Região Norte foi realizado na Ufac. E durante o evento foi apresentada a Carta de Rio Branco, na qual constam medidas para o fortalecimento do sistema de pós-graduação da região Norte, como os editais para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia e o para o programa Professor Visitante Senhor na Amazônia, ambos ligados à Capes.