Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Grupo estuda inspeção de produtos de origem animal
conteúdo

Notícias

Grupo estuda inspeção de produtos de origem animal

publicado: 05/06/2018 08h48, última modificação: 05/06/2018 08h48

Partindo de uma demanda dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Grupo de Estudos de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal foi criado há aproximadamente um ano para discutir temas relacionados tanto à inspeção dos produtos de origem animal quanto à tecnologia envolvida no processo de produção desses alimentos.

O grupo funciona no sistema de módulos e se reúne a cada 15 dias para assistir a palestras ministradas por profissionais que atuam na área, sobre temas escolhidos pelos próprios integrantes.

Assuntos como abate animal, produção de leite e de alimentos embutidos são debatidos nos encontros do grupo. Em junho, os temas discutidos serão “Processamento e Industrialização da Carne/Embutidos”, no dia 13, e “Distribuição, Transporte, Consumidor Final”, no dia 27. Os encontros são abertos a toda a comunidade acadêmica e externa e acontecem às 18h30 no Hospital Veterinário da Ufac.

O grupo atende alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Nutrição. É coordenado pelo professor Cássio Toledo, médico veterinário, especialista em Ciência e Tecnologia de Alimentos e mestre pela Universidade de Viçosa.

Segundo Toledo, um dos objetivos do grupo é esclarecer alguns mitos sobre o processo de produção de alimentos. “Muita gente acha que os alimentos são feitos de determinadas formas, porém não é como se pensa”, disse. “Nosso objetivo é elucidar, melhorar e orientar os estudantes quanto à legislação e ao processo de produção e obtenção do alimento de origem animal.”

O professor ressalta que o processo de inspeção de produtos de origem animal é de responsabilidade exclusiva do médico veterinário, o que explica a grande procura dos estudantes por essa graduação. 

“É o médico veterinário que tem a competência de dar o certificado sanitário, por meio de fiscalização nas esferas municipal, estadual e federal. É uma área da nossa profissão bastante atrativa devido à alta remuneração”, destacou. “Todo produto de origem animal que está no supermercado tem um médico veterinário envolvido, tanto no processo de produção quanto no controle de qualidade.”