Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Grupo Nóis da Casa se apresenta em escolas públicas

Grupo Nóis da Casa se apresenta em escolas públicas

publicado: 29/11/2018 15h17, última modificação: 29/11/2018 15h17

O projeto de pesquisa e extensão Nóis da Casa, ligado ao curso de Arte Cênicas (licenciatura) da Universidade Federal do Acre (Ufac), apresenta-se em dezembro nas escolas Edilson Façanha (sábado, 8), no bairro Calafate, e Instituto de Educação Lourenço Filho (quinta-feira, 13), no bairro Vila Ivonete.

O Nóis da Casa é um espaço de formação experimental cênica, de origem e experiências diferenciadas, porém aglutinadas ao redor da ideia de experimentação em teatro e dança contemporânea, e com base no anseio por um trabalho autoral e, sobretudo, coletivo, no qual o diretor é, na verdade, um estimulador do diálogo e das potencialidades.

Em 2011, o grupo apresentou o espetáculo “O Santo e a Porca”, baseado na obra de Ariano Suassuna. De acordo com uma integrante da equipe, Adriana Maria, o texto foi escolhido depois de uma disciplina sobre o autor e o cômico popular, na Universidade Federal da Bahia e, também, por perceber a possibilidade de transversalizar em cena alguns aspectos do povo acreano com o texto nordestino.

No final de 2012, em seu terceiro ano de existência, o grupo realizou novas audições e estreou um espetáculo de dança contemporânea, tendo como fonte inspiradora para montagem obras do artista plástico acreano Hélio Melo (1926-2001). A proposta do trabalho foi a de mostrar a relação pulsante entre o modo de vida do homem da floresta e a dramaturgia na dança. A trilha sonora original foi inspirada na cultura regional, bem como a cenografia.

O grupo já apresentou suas performances em vários municípios acreanos, em nove Estados do Brasil e em países como Bolívia, Peru e Chile.

A equipe recebeu, em 2014, o prêmio Amazônia das Artes e, em 2018, um prêmio nacional. “Fazemos várias ações para arrecadar fundos para nossas apresentações e viagens”, disse Adriana Maria.