Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Grupo realiza atividade para Dia do Teatro do Oprimido

padrao

Grupo realiza atividade para Dia do Teatro do Oprimido

publicado: 05/03/2018 11h47, última modificação: 05/03/2018 11h57

O Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (Gesto) da Floresta, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), realiza mesa-redonda e oficina para celebrar o Dia Mundial do Teatro do Oprimido, 16 de março. A iniciativa é do professor Flávio Sanctum.

Ele informa que os eventos inauguram as atividades do Gesto da Floresta, grupo formado por estudantes de Artes Cênicas. “Será o pontapé inicial para várias ações que pretendemos realizar na universidade, beneficiando, também, a comunidade acreana”, disse Sanctum. “Será a primeira vez que vamos fazer uma atividade pública sobre o Teatro do Oprimido no Estado do Acre.”

A programação no dia 16, sexta-feira, é gratuita e conta com a presença de artistas de Rio Branco, como o ator e diretor Lenine Alencar, presidente do Conselho Estadual de Cultura, e a atriz Sandréia Souza, da Cia. Arteiros d’Alegria. Eles comporão, a partir das 9h12, no anfiteatro Garibaldi Brasil, uma mesa de debates sobre o uso social do teatro em ações políticas e comunitárias.

Às 14h18, no bloco de Artes Cênicas, ocorre a oficina prática “Introdução ao Teatro do Oprimido”, com pesquisadoras do Gesto da Floresta.

Teatro do Oprimido

Em homenagem ao dramaturgo brasileiro Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido, metodologia teatral desenvolvida em mais de 70 países, comemora-se, no dia do seu aniversário, 16 de março, o Dia Mundial do Teatro do Oprimido.

No Brasil, 2018 é o primeiro ano em que essa data será celebrada oficialmente, após sanção da lei n.º 13.560, de 21 de dezembro de 2017, proposta pelo deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ). Porém, antes do decreto público, a data já mobilizava coletivos de Teatro do Oprimido em todos os continentes.