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Identidade estudantil facilita serviços da Ufac
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), intensifica a emissão das carteiras estudantis para novos estudantes da instituição. A identificação também abrange professores e técnico-administrativos. O objetivo é facilitar serviços internos oferecidos pela Ufac.
A identidade estudantil é obrigatória para acesso ao Restaurante Universitário (RU). O intuito é ampliar sua utilização para outros setores da universidade. “É um processo de adaptação”, diz o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira. “O aluno precisa fazer uso efetivo da documentação e tornar essa prática mais comum e fácil.”
No caso do RU, com 3.500 usuários por dia, a identificação monitora o serviço, buscando melhorar acesso e atendimento. Esse controle é necessário para garantir e prestar contas ao Programa Nacional de Assistência Estudantil, que financia o restaurante. “Nós prestamos contas para os órgãos fiscalizadores, por isso implantamos esse sistema”, afirma Siqueira. “Assim, além de oferecermos um melhor serviço, administramos bem o recurso público.”
Para tirar a carteira, é necessário comprovar que está matriculado e frequentando efetivamente as aulas. O estudante deve levar o comprovante de matrícula até a Diretoria de Apoio Estudantil, no segundo bloco das pró-reitorias, com um documento oficial com foto, no horário das 7h30 às 19h30. A identidade é entregue na hora.
Alcance e atualização
Implantado em 2017, o percentual de alcance das carteiras é positivo. Os alunos representam 80% de alcance e os servidores, 100%, segundo a Proaes. Se o aluno realiza o trancamento da matrícula, o acesso aos serviços é barrado pelo sistema, garantindo controle, agilidade e fiscalização.
A cada início de semestre são feitas campanhas de divulgação nos blocos e pontos bastante frequentados da Ufac, o que aumenta ainda mais os números de registros estudantis.
Uma pretensão do projeto é tornar a carteira recarregável, visando diminuir a fila de compra de tíquetes no RU. A atualização está em andamento no Núcleo de Tecnologia da Informação. Também são idealizadas catracas para administrar os recursos de maneira mais eficaz e transparente.
(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)