Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Jalla abre inscrições para oficinas que ocorrem na Ufac
conteúdo

Notícias

Jalla abre inscrições para oficinas que ocorrem na Ufac

publicado: 04/04/2018 13h42, última modificação: 04/04/2018 14h38

Estão abertas até 30 de julho, via internet, as inscrições para seis oficinas que integram a programação da 13ª edição das Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana (Jalla). O evento ocorre de 6 a 11 de agosto deste ano, no campus-sede da Universidade Federal do Acre (Ufac). O objetivo das oficinas é expor estudos de diferentes linhas de investigação sobre crítica e teoria literária na América Latina.

Quem quiser participar das oficinas deve se inscrever numa das categorias pagantes do Jalla: professores e pesquisadores universitários, de ensino básico, técnico ou tecnológico; estudantes de graduação e pós-graduação; ou ouvintes (com certificados). 

Cada uma das oficinas, com duração de duas horas, disponibiliza 30 vagas. A apresentação das pesquisas ocorre na metade do tempo; depois o tema é debatido com o público.

O professor, músico e poeta acreano João Veras é ministrante da oficina “Notas em torno da Problemática Estética Moderno-Colonial na Amazônia (Caso do Acre)”. Ele conta que pretende refletir sobre uma esfera da colonialidade pouco enfrentada, a cultural.

“A escolha parte de um incômodo, que chamo de incômodo cultural, frente à condição histórica da colonização estética imposta tanto pelo eurocentrismo como pelo brasilcentrismo aos territórios tidos como periféricos, caso do Acre, reduzidos a consumidores e meros reprodutores de padrões estéticos exógenos”, explica Veras. 

As oficinas são propostas por instituições, grupos de pesquisadores e secretários do Jalla com o objetivo de propor um debate aberto sobre reflexões, estudos e pesquisas concluídas ou em andamento. 

“A ideia é proporcionar um momento para socialização, debate e crítica social de temas que vão desde análise de aspectos que envolvem os efeitos da modernidade/colonialidade em questões amazônicas e na América Latina até as consequências políticas e culturais resultantes das interdições provocadas com a ‘reforma’ do ensino médio, tendo em vista a não obrigatoriedade do ensino de língua espanhola nas escolas brasileiras”, comenta a integrante da Comissão Organizadora do evento, Raquel Ishii. 

As inscrições podem ser feitas no site do Jalla: www.jalla2018.org/. Mais informações estão disponíveis na fanpage do congresso no Facebook, na qual constam resumos das oficinas e dos currículos dos ministrantes. 

(Com informações de Jaine Araújo)