Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Laboratório do curso de Enfermagem recebe novos equipamentos

padrao

Laboratório do curso de Enfermagem recebe novos equipamentos

publicado: 26/03/2018 15h38, última modificação: 27/03/2018 12h20

O curso de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac) tem mais um motivo para comemorar. Nesta segunda-feira, 26, foi realizada a cerimônia de entrega dos novos equipamentos de seu laboratório, o qual recebeu o nome de Lygia Paim. Agora o espaço oferece condições para a chamada simulação realística, técnica de ensino que permite o treinamento com manequins computadorizados que se assemelham a pacientes.

A aquisição dos materiais só foi possível graças a recursos da ordem de R$ 200 mil, liberados através de emenda parlamentar do deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC) e complementação da Ufac no valor de R$ 143 mil, oriundos do projeto estratégico de Restruturação e Modernização dos Laboratórios. “É a união de esforços que faz todo mundo crescer”, afirmou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “Estamos em um momento de crise, mas não nos acomodamos e fomos atendidos pelo deputado Angelim, a quem estamos gratos. Com o laboratório em funcionamento, devolveremos o investimento à população em forma de saúde.”

A vice-reitora Guida Aquino, que também é professora do quadro do curso de Enfermagem da Ufac, ressaltou a importância pedagógica do laboratório para aprimoramento dos discentes. “Para que um aluno conclua sua formação bem capacitado, é necessário um ambiente propício às suas necessidades”, avaliou. “Com esse espaço daremos apoio às aulas práticas oferecidas aos nossos estudantes.”

A nova estrutura permitirá que estudantes do curso de Enfermagem e Medicina possam treinar entubação, preparo e administração de medicamentos, reanimação cardiorrespiratória e técnicas de manobra para parto, por exemplo. “O advento de novas tecnologias passou a ser exigência para os cursos”, destacou a coordenadora de Enfermagem, Suleima Vasconcelos. “A partir de agora, nossos alunos terão a oportunidade de simular atendimentos muito próximos dos reais, vivenciando experiências em um ambiente controlado.”

Entrega Laboratório de Enfermagem

Acadêmica do 4º período de Enfermagem, Thayná Almeida considera que a chegada dos novos equipamentos auxiliará no preparo para o exercício profissional responsável. “A simulação que vamos fazer aqui, a partir de agora, trará um aprendizado diferente da teoria da sala de aula e funcionará como um preparatório para o estágio”, disse. “Com certeza, teremos mais condições para sanar dúvidas e chegaremos mais seguros nas unidades de saúde.”

Entrega do Laboratório de Enfermagem

Entre os novos equipamentos do laboratório, estão: simulador para injeção intravenosa e aferição de pressão arterial, simulador para cuidados com paciente, simulador de maternidade avançada, kit para simulação de feridas, simulador para treinamento de reanimação cardiopulmonar pediátrico, detector fetal, monitor cardíaco multiparamétrico, reanimador adulto, oxímetro portátil, carrinho de emergência, cama automática hospitalar, modelos para as oito fases da gravidez, modelo para demonstração da pélvis no momento do nascimento e mesa cirúrgica montada.