Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Liga Alfa leva primeiros socorros a extrativistas
conteúdo

Notícias

Liga Alfa leva primeiros socorros a extrativistas

publicado: 13/06/2018 15h12, última modificação: 13/06/2018 16h26

Integrantes da Liga Alfa, do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizaram, como projeto de extensão, um treinamento de primeiros socorros para extrativistas da Resex Chico Mendes (núcleo de base Boa Esperança), na última sexta-feira, 9, e sábado, 10.

A atividade abordou ocorrências possíveis no dia a dia do extrativismo, como acidente com animais, parto de emergência, hemorragia, choque, queimadura, sufocação, reanimação cardiopulmonar-cerebral, transporte de vítimas, fratura, entorse e luxação. 

O presidente da equipe Alfa, Otávio Augusto Gurgel Garcia, considerou a experiência excepcional. “Desmistifiquei a minha visão da comunidade extrativista, pois aprenderam muito com tudo que ensinamos e foram proativos nas práticas”, disse. “Espero que todos os ensinamentos sejam levados ao cotidiano da comunidade.” 

Para o coordenador do projeto, Tarcísio Fernandes, o curso é relevante sobretudo pelas condições de acesso da comunidade aos serviços básicos de saúde. “Esperamos que os extrativistas possam realizar uma boa gestão dos recursos naturais, promovendo a melhoria de sua qualidade de vida”, ponderou. 

O treinamento de primeiros socorros integra o projeto de consolidação das atividades de extensão universitária, Proext-2016-MEC/Sisu, que conta com apoio do governo do Estado do Acre (Sema, IMC, FEM, Imac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e associação de moradores, produtores e extrativistas da Resex Chico Mendes-Brasileia, Epitaciolândia.