Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Livro sobre saúde mental é lançado pela Edufac
conteúdo

Notícias

Livro sobre saúde mental é lançado pela Edufac

publicado: 14/08/2018 14h42, última modificação: 14/08/2018 14h42

Um diálogo entre saúde mental e atividades lúdicas. Essa é a proposta das autoras Maria de Lourdes da Rocha Rosa e Ana Carla Peto, na obra “Saúde Mental: Música, Dança e o Lúdico para Abrir a Cortina da Memória e da Alma”, lançada nesta terça-feira, 14, pela Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), no auditório Pedro Martinello, no Centro de Convenções. 

O livro é resultado de 20 anos de trabalho de ensino e prática profissional através da disciplina Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental e contou com apoio da Universidade de São Paulo, em Ribeirão Preto, e da Universidade Federal de Pernambuco. A obra constitui um instrumento de apoio aos trabalhadores em saúde mental e estudantes de diferentes áreas. 

Ao todo, são sete capítulos com temáticas que propõem reflexões a respeito da importância da música, dança e do lúdico como elos fundamentais de atenção à saúde mental. “A dança, a música e brincadeiras, como bambolê e pular corda, auxiliam o desenvolvimento do paciente para resgate dos problemas adquiridos na infância, adolescência ou fase adulta, e progressiva recuperação”, disse uma das autoras do livro, Lourdes da Rocha Rosa, professora da Ufac.  “As experiências relatadas no livro demonstram isso.” 

Representando a Edufac, a coordenadora comercial, Ormifran Pessoa, destacou o aumento do número de publicações pela instituição. “Ao longo dos últimos anos, procuramos atender tanto livros selecionados em edital quanto demandas que nos chegam diretamente, as quais são publicadas em formato digital no site da Ufac”, afirmou. “A publicação dessa obra é importante para que as pessoas saibam que seus trabalhos podem ser divulgados pela Edufac.”

Lançamento do livro "Saúde Mental"