Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Mandioca é objeto de pesquisa no Vale do Juruá

Mandioca é objeto de pesquisa no Vale do Juruá

publicado: 26/04/2018 12h14, última modificação: 26/04/2018 12h14

O laboratório de Solo-Planta-Atmosfera e o Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá, do campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), executam pesquisa de coleta, caracterização e descrição de cultivares tradicionais de mandioca existentes no Vale do Juruá.

A atividade de coleta foi conduzida pela estudante Alcimone Silva, na reserva extrativista Alto Juruá, e os trabalhos de caracterização são realizados pelos estudantes Vagner Dias e Thiago dos Santos, no campus Floresta. No total, são avaliados 17 cultivares tradicionais.

As ações em campo ocorrem em cooperação com toda a equipe de alunos e professores, considerando a alta demanda de trabalho. Thiago dos Santos ressalta a importância dos alunos de ciências agrárias e da natureza vivenciarem atividades prático-teóricas para uma boa formação profissional. “Em um projeto como esse, temos que atuar do plantio até a elaboração do artigo científico, experiência que não adquirimos se ficarmos somente em sala de aula”, disse.

Além das variáveis morfológicas, a pesquisa também pretende analisar características bromatológicas. A ação faz parte do projeto Tecnologias Agroecológicas de Referência, Educação Profissional para Conservação da Sociobiodiversidade e Formação Participativa de Recursos Humanos para Agroecologia na Amazônia Ocidental: Território da Cidadania do Vale do Juruá (Acre).

O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério da Educação; e Ufac.