Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > MEC avalia curso de Geografia da Ufac com nota 4

MEC avalia curso de Geografia da Ufac com nota 4

publicado: 17/08/2018 16h30, última modificação: 17/08/2018 16h30

O curso de Geografia (bacharelado), da Universidade Federal do Acre (Ufac), recebeu na segunda-feira, 13, o conceito 4, numa escala que vai até 5, na avaliação de renovação de reconhecimento de curso, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). A avaliação aconteceu entre os dias 1 e 4 de agosto, ocasião em que foram avaliados os aspectos didático-pedagógicos, corpo docente e infraestrutura do curso.

Em 2014, a graduação recebeu nota 1, considerada insatisfatória, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), publicado em 2015. A Ufac seguiu um protocolo de compromisso assinado com o MEC em 2016, com um plano de melhorias do curso e metas a serem atingidas. Isso foi verificado na avaliação no próprio local do MEC.

A equipe do Inep/MEC considerou, entre outros aspectos, organização didático-pedagógica, que avalia políticas institucionais, diretrizes curriculares, plano de desenvolvimento institucional e projeto pedagógico do curso; corpo docente, que avalia titulação e produção científica dos professores; e infraestrutura do curso, que avalia laboratórios e salas de aula.

A coordenadora de Regulação e Avaliação de Cursos da Pró-Reitoria de Graduação, Lorena Irmão, ressaltou o avanço do curso em ter saltado da nota 1 para 4 em apenas dois anos. “Isso é fruto de um trabalho conjunto da instituição, com apoio da gestão superior e de técnico-administrativos, professores e discentes do curso, que abraçaram a causa”, disse.