Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Mesa-redonda na Ufac discute violência contra idoso

Mesa-redonda na Ufac discute violência contra idoso

publicado: 13/06/2018 18h52, última modificação: 18/06/2018 20h17

A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), promoveu a 2a Mesa-Redonda de Conscientização da Violência contra o Idoso, na tarde desta quarta-feira, 13, no Teatro Universitário. Entre os temas debatidos estiveram: vigilância em saúde, legislação e violência financeira.

O objetivo foi despertar o interesse e o olhar sobre essa população. “O evento é importante para conscientizar a sociedade e cuidar melhor dos idosos”, disse a presidente do conselho, Ednilza Rocha. O trabalho do Cedi consiste em acompanhar e dar direcionamento às ocorrências envolvendo idosos; também busca garantir sua qualidade de vida, promover atividades culturais, físicas e de saúde.

Para o reitor em exercício da Ufac, Josimar Ferreira, é preciso oportunizar ao idoso uma vida digna. “Precisamos de políticas claras em níveis municipal e estadual para defender seus direitos [do idoso]”, comentou. “Na Ufac, queremos trazer essa valorização e reconhecimento a quem já contribuiu muito e fortalecer ainda mais nossos projetos de extensão.”

II Mesa Redonda de Conscientização da Violência Contra o Idoso

A professora do Centro de Ciências da Saúde e Desporto, Polyana Bezerra, coordena projetos voltados ao tema e diz que o processo consiste em conscientização e educação. “Precisamos mostrar para as pessoas que essa violência existe e que nós precisamos combatê-la.”

(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)