Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Mestrado em Ciência Florestal apresenta 1ª defesa

padrao

Mestrado em Ciência Florestal apresenta 1ª defesa

publicado: 28/02/2018 16h06, última modificação: 28/02/2018 16h06

Foi realizada, na manhã dessa terça-feira, 27, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a primeira defesa de dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência Florestal.

O ciclo de defesas foi aberto com a apresentação do mestrando Quelyson Souza de Lima, que defendeu a dissertação intitulada “Volume Comercial de Espécies Madeireiras Estimado a partir de Medições do Toco: Subsídio para Fiscalização e Monitoramento de Florestas no Estado do Acre”.

Segundo o mestrando, o objetivo da pesquisa foi desenvolver uma metodologia baseada no ajuste de equação volumétrica que pudesse ser utilizada na fiscalização ambiental executada no Estado. A expectativa do novo mestre é introduzir o resultado do estudo na prática.

“A ideia é transformar essa metodologia em procedimento nas ações de fiscalização. O mais importante de tudo isso é que o resultado desse trabalho traz algo de novo para nosso Estado”, disse. “Ele abre uma oportunidade de aperfeiçoamento dos procedimentos no ato de fiscalização.”

A dissertação foi orientada pelo professor Thiago Augusto da Cunha. Participaram da banca examinadora os professores Marco Antônio Amaro (Ufac), Evandro Orfanó (Embrapa) e César Augusto Guimarães Finger (UFSM). Até o dia 31 de março serão realizadas outras três defesas.

Pós-graduação

Criado há dois anos, o mestrado em Ciência Florestal é um dos mais recentes da universidade, tendo como objetivo a geração de conhecimento e a promoção do desenvolvimento de novas tecnologias para a administração eficiente de florestas. Com corpo docente formado por 11 professores, o programa possui duas linhas de pesquisa: Formação de Povoamentos Florestais e Manejo de Florestas Tropicais.

“Esse mestrado integra o processo de expansão da pós-graduação que submetemos à Ufac. Em pouco mais de cinco anos, nós avançamos mais de 200% e, nesse caso específico, um progresso em uma área estratégica das ciências agrárias”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Josimar Batista. “Assim contribuímos com a formação de profissionais aptos a desenvolver pesquisa de inovação e geração de tecnologia.”