Notícias
Mestrado em Saúde Coletiva comemora 10 anos
A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou abertura do 1º Simpósio de Saúde Coletiva, na manhã desta segunda-feira, 3, no auditório do Bloco dos Mestrados, no campus-sede. Com o tema “A trajetória dos 10 Anos de Implantação do Curso de Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre”, o evento comemora a marca de dez anos da criação do curso, que teve a primeira turma em abril de 2008 e hoje conta com um doutorado.
O simpósio ocorre até terça-feira, 4, e conta, em sua programação, com palestras, conferências, mesas-redondas, exposição de pôsteres e debates. A reitora Guida Aquino ressaltou que o mestrado em Saúde Coletiva foi o primeiro da região Amazônica. “A trajetória de dez anos do curso é de uma história belíssima, de luta de todos esses docentes que são guerreiros.”
Segundo coordenador da área de Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Bernado Lessa Horta, o programa é um exemplo de como, por meio de parcerias, é possível estimular o desenvolvimento da pós-graduação no Brasil. “É um prazer estar de volta a Rio Branco e acompanhar o crescimento desse programa, que sempre acompanhamos a distância, por meio das comissões de avaliação”, afirmou.
Após a abertura do evento, ocorreu a conferência “Desafios e Percursos Históricos da Saúde Coletiva”, coordenada pela professora Suleima Pedroza Vasconcelos e ministrada pelas professoras Rita Barradas Barata e Rosalina Jorge Koifman.
Também participaram da mesa de honra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Margarida Lima; o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Wagner de Jesus Pinto; a docente da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz, Rosalina Jorge Koifman; e a coordenadora do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Ufac, Simone Perufo Opitz.