Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Minoru Kinpara despede-se do cargo de reitor da Ufac
conteúdo

Notícias

Minoru Kinpara despede-se do cargo de reitor da Ufac

publicado: 04/04/2018 16h51, última modificação: 05/04/2018 09h42
ASCOM

O professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, despediu-se, na manhã desta quarta-feira, 4, do cargo de reitor da instituição, em reunião ordinária do Conselho Universitário (Consu). Após cinco anos e meio à frente da maior universidade do Estado, o gestor renunciou ao posto para concorrer às eleições de 2018 como candidato a senador. 

O anúncio para a assembleia de conselheiros, composta por representantes da comunidade interna e externa, foi feito através da leitura de uma carta-renúncia pela qual Kinpara lembrou sua trajetória na instituição, destacou as conquistas alcançadas durante o mandato e agradeceu o apoio da comunidade acadêmica.

“Os últimos cinco anos e meio trouxeram um grande aprendizado de convivência democrática. Tenho o sentimento de estar fechando um ciclo de maneira exitosa, com resultados significativos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas”, disse. “Nosso trabalho à frente da universidade consolidou conquistas de gestões anteriores e melhorou muito as condições de trabalho dos nossos professores, técnico-administrativos e estudantes. Tenho certeza que esse continuará sendo um compromisso para a próxima gestão.” 

Professor das disciplinas de Educação e Sociedade e Psicologia da Educação na Ufac, Kinpara é mestre e doutor em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha, tendo se graduado pela Ufac em Pedagogia e Letras/Inglês. “A educação salvou minha vida, por isso, no novo desafio ao qual me lanço a partir de agora, continuarei defendendo políticas educacionais, não só no ensino superior, como forma de ajudar a vida de mais gente”, declarou. 

	Minoru Kinpara despede-se do cargo de reitor da Ufac

Avanços

Minoru Kinpara destacou conquistas comemoradas pela universidade desde que foi eleito reitor, em 2012: “A ampliação da infraestrutura, com crescimento de 40% em construções; o avanço da pós-graduação; o aumento de ações no interior, alcançando todos os 22 municípios; a expansão da assistência estudantil; e a ampliação do quadro de servidores efetivos.”

As realizações às quais Kinpara faz referência incluem a revitalização do campus-sede; a inauguração de um novo campus em Brasileia e do novo Restaurante Universitário; a climatização das salas de aula; os investimentos em laboratórios e bibliotecas; a realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis; a manutenção do status de universidade a partir do crescimento em mais de 200% da pós-graduação, com a implementação de quatro programas de doutorado e oito novos programas de mestrado; e a criação de 975 novos cargos entre docentes efetivos, substitutos e técnico-administrativos em educação. 

Além disso, foi durante a gestão de Kinpara que, pela primeira vez, a Ufac recebeu o conceito quatro, correspondente a “muito bom”, numa escala de indicadores em que a pontuação máxima é cinco, na visita de avaliação externa do Ministério da Educação (MEC), em 2016. Em 2011, a universidade havia sido avaliada como “insuficiente” em duas das dez dimensões analisadas pelo MEC, o que foi solucionado na visita seguinte, garantindo o recredenciamento da instituição por mais oito anos.

Eleições 

Minoru Kinpara cumpre a última agenda como reitor nesta quinta-feira, 5, no Fórum de Desenvolvimento do Acre, uma parceria entre o governo do Estado, a iniciativa privada e a Ufac. Depois, quem assume a gestão da universidade, interinamente, é a vice-reitora Guida Aquino, até a realização de nova eleição para o cargo.

Leia a carta ao Conselho Universitário na íntegra