Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Novo bloco do Cela é inaugurado no campus da Ufac

Novo bloco do Cela é inaugurado no campus da Ufac

publicado: 03/04/2018 20h47, última modificação: 03/04/2018 20h47

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou na tarde dessa segunda-feira, 2, cerimônia de inauguração do novo bloco do Centro de Educação, Letras e Artes (Cela), no campus-sede, em Rio Branco. O bloco recebe o nome de Irmã Maria Giovanna Ginelli, uma homenagem “in memorian” à educadora de origem italiana com grande contribuição para a educação acreana.

O novo bloco do Cela dispõe de 17 salas administrativas, dois laboratórios de ensino, um laboratório de informática, uma sala de videoconferência e um auditório. O investimento na obra foi de R$ 2,1 milhões e contou com uma emenda parlamentar de R$ 500 mil do deputado federal Léo de Brito (PT-AC).

“Durante os cinco anos de gestão, entregamos quase 40% de novas obras, em relação ao que a Ufac já tinha construído no campus de Rio Branco e no interior do Estado”, destacou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. Ele comentou que recursos para custeio e investimento estão sendo cortados pelo governo federal. “Mas não podemos ficar reclamando, temos que fazer a universidade andar para frente. Juntos, vamos unir forças para lutar contra o desmonte e para que esta universidade continue pública e acessível a todos.”

A vice-reitora Guida Aquino comemorou o fato de uma educadora estar sendo homenageada, dando nome ao bloco, ressaltando que a educação deve ser prioridade no país. “É uma felicidade inaugurar novas obras e ver a Ufac crescendo, mesmo com recursos de custeio diminuindo por parte do Ministério da Educação”, disse. “Temos que continuar melhorando esta universidade, buscando parcerias, seja com nossa bancada federal em Brasília ou com a iniciativa privada.”

Também compuseram o dispositivo de honra o pró-reitor de Graduação, Carlos de Paula Moraes; o diretor do Cela, Itamar Miranda da Silva; e a freira Maria Angélica Martins de Souza, representando a homenageada.

Cela

O Centro de Educação, Letras e Artes (Cela) foi criado em 2008 com a fusão do Departamento de Educação e do Departamento de Letras. Teve como primeira diretora a professora Margarete Edul Prado de Souza Lopes. Atualmente é dirigido pelo professor Itamar Miranda da Silva, eleito em 2015.

O centro possui oito cursos de graduação: Artes Cênicas: Teatro, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras: Libras/Língua Portuguesa, Letras/Português, Música e Pedagogia.

Homenagem

O novo bloco do Cela recebeu o nome da freira Maria Giovanna Ginelli. A homenageada se licenciou em Pedagogia e Filosofia nos anos de 1950 e 1954 pelo Instituto Universitário Maria Santíssima Assunta, em Roma, Itália. Em 1970 revalidou seu diploma em Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e em 1973 veio para Rio Branco, época em que a Ufac começava a dar seus primeiros passos.

Giovanna iniciou e aprofundou seus trabalhos voltados para a educação no Acre. Sendo a única doutora da época, colaborou significativamente para a aprovação de vários cursos na Ufac. Por motivos de saúde, voltou para a Itália em janeiro de 1987 e faleceu em 20 de janeiro de 2011.

“Esta homenagem é um dos frutos que a Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras deixa, através da memória amável da irmã Maria Giovanna Ginelli, perpetuando seu nome na história da educação e no coração da juventude”, relatou a freira Maria Angélica Martins de Souza, representando a homenageada. “O amor dessa consagrada religiosa, professora, doutora, escritora e pesquisadora incansável contribuiu para o desenvolvimento da educação nesta universidade tão bela.”