Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Oficina realiza capacitação sobre sementes florestais

Oficina realiza capacitação sobre sementes florestais

publicado: 04/06/2018 14h48, última modificação: 04/06/2018 16h31

A segunda oficina de capacitação de técnicos do povo achaninca, nas atividades de recepção, beneficiamento, armazenamento e análise de sementes florestais, ocorreu no Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac), de 29 a 31 de maio. As atividades teóricas e práticas foram realizadas no Laboratório de Análise de Sementes Florestais do Acre, da Ufac, coordenado por Marilene Bento.

A proposta do povo achaninca da terra indígena campa do rio Amônia, localizada em Marechal Thaumaturgo, é a consolidação de negócios sustentáveis a partir da comercialização de produtos da sociobiodiversidade, tais como as sementes florestais.

A ideia é aumentar a oferta de sementes florestais nativas destinadas ao reflorestamento, com garantia de qualidade, licenciadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e que estejam de acordo com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, via Registro Nacional de Sementes e Mudas.

A oficina foi fruto de uma parceria entre Ufac, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Cooperativa Ashaninka Ayõpare, Cooperativa de Trabalho do Acre e WWF-Brasil.

Essa atividade faz parte do plano de gestão “Fortalecendo Manejo, Coleta e Comercialização de Sementes Florestais Nativas”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (fase 2), desenvolvido pelo governo do Estado através da Sema, com recursos financeiros do Banco Interamericano de Desenvolvimento.