Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Palestra aborda segurança de crianças no trânsito

Palestra aborda segurança de crianças no trânsito

publicado: 15/05/2018 15h03, última modificação: 15/05/2018 15h18

A Universidade Federal do Acre (Ufac) promove nesta sexta-feira, 18, a palestra “Prevenção de Acidentes de Trânsito com Crianças: Uso de Dispositivo de Retenção Veicular”, no anfiteatro Garibaldi Brasil, das 8h30 às 12h30. A palestrante convidada, Gabriela Guida de Freitas, é integrante da ONG Safe Kids, de São Paulo. Ela é a única técnica no país certificada em segurança infantil veicular.

O evento é uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) e faz alusão ao Maio Amarelo, campanha que tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A palestra também é uma atividade do projeto de extensão Safe in Traffic (Seguros no Trânsito), criado em 2015, e que conta com oito alunos voluntários. Para a coordenadora do projeto, Greiciane Rocha, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a segurança no trânsito. “O público-alvo são pessoas que manuseiam a cadeirinha e que tenham crianças, mas o espaço é aberto para quem tiver interesse e queira complementar seus aprendizados”, disse.

No encontro serão enfatizados os cuidados em relação às crianças nos veículos. Pensando nisso, as lojas infantis e também parceiras, Zero a Doze, Vila Baby Kids e ABC Móveis e Acessórios, disponibilizaram os equipamentos para os testes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, os cinco principais fatores que causam acidentes de trânsito são: excesso de velocidade, associação de bebida alcoólica e direção, falta de uso de capacete, cinto de segurança e equipamento de retenção de crianças.

(Andressa Mendes, estagiária Ascom/Ufac; acadêmica do 6º período de Comunicação Social/Jornalismo)