Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Palestras sobre teatro serão levadas a Taiwan

Palestras sobre teatro serão levadas a Taiwan

publicado: 23/10/2018 11h11, última modificação: 23/10/2018 11h11

O professor do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre (Ufac), Flávio da Conceição, ministra palestras e oficinas sobre Teatro do Oprimido para grupos de universidades de Taiwan. Ele acompanha, de 27 de outubro a 15 de novembro, uma comissão composta por um fotógrafo e cinco professores que irão à ilha por meio de um projeto aprovado no Ministério da Cultura de Taiwan, por professores da América Latina.

O convite surgiu por meio de uma integrante do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (Gesto), do qual Conceição participa. O Gesto é um grupo composto por professores e pesquisadores de Teatro do Oprimido em universidades do Brasil e do exterior.

Ele destacou que a metodologia está presente em mais de 70 países. “Eu já trabalho com essa metodologia do Teatro do Oprimido há algum tempo. Ela foi criada por um brasileiro chamado Augusto Boal e consiste em usar o teatro para discutir temas sociais e problemas da população”, disse. “Acreditamos que todo ser humano é artista, é capaz de usar a arte para observar sua realidade, não só observar como transformá-la.”

Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido é um método que reúne exercícios, jogos e técnicas elaboradas pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. Seus principais objetivos são a democratização dos meios de produção teatral, o acesso das camadas sociais menos favorecidas e a transformação da realidade através do diálogo e do teatro.